Educação Financeira Obrigatória nas Escolas: Uma Nova Era!

Projeto inclui educação financeira no currículo das escolas - Notícias

O Projeto de Lei 2747/24 institui a educação financeira como disciplina obrigatória no currículo da educação básica das escolas públicas e particulares do Brasil. A proposta é de autoria do deputado Marcos Tavares (PDT-RJ) e está em análise na Câmara dos Deputados.

O parlamentar argumenta que a falta de conhecimento financeiro é um problema significativo no Brasil, onde grande parte da população é endividada. “A alfabetização financeira desde cedo pode ajudar a formar cidadãos mais conscientes e preparados para enfrentar desafios econômicos, melhorando sua qualidade de vida e contribuindo para a estabilidade econômica do País”, diz Tavares.

O deputado acrescenta que uma população financeiramente educada é menos vulnerável a fraudes e abusos. “A educação financeira também pode desempenhar um papel crucial na redução da desigualdade econômica”, comenta. “Grupos socioeconômicos menos favorecidos têm menos acesso a informações e recursos financeiros, o que perpetua ciclos de pobreza”, diz ainda.

Conteúdo programático
Pelo texto, o conteúdo programático mínimo da disciplina deverá conter:

  • conceitos básicos de economia e finanças;
  • planejamento financeiro pessoal e familiar;
  • uso consciente de crédito e endividamento;
  • poupança e investimento;
  • empreendedorismo e inovação;
  • direitos do consumidor e proteção financeira; e
  • tecnologias financeiras e segurança digital.

Caberá ao Ministério da Educação desenvolver programas de capacitação continuada para professores. O governo federal poderá ainda incentivar parcerias com instituições financeiras, organizações não governamentais e empresas de tecnologia para apoiar a implementação e o desenvolvimento da educação financeira nas escolas.

LDB
O projeto de Marcos Tavares não altera nenhuma legislação existente.

Atualmente, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional estabelece que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem abranger obrigatoriamente o estudo da língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil. A integralização curricular pode incluir temas transversais.

Tramitação
A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Educação; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Marcelo Oliveira

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Cleia Viana / Câmara dos Deputados

Related Posts

A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclarece que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em área pública invadida de for

Prefeitura de Foz esclarece retirada em área invadida no Três Lagoas

  A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclareceu neste domingo (11) que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em uma área pública…

Leia Mais!
ChatGPT Image 10 de mai. de 2025 20 16 11

Copel mobiliza 57 equipes, mas não explica queda de energia em Santa Terezinha

  A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou neste sábado (10) uma nota oficial informando os esforços para restaurar o fornecimento de energia no Oeste do Paraná, severamente afetado por…

Leia Mais!
CAFÉ COLONIAL DE MISSAL

O tradicional Café Colonial de Missal chega a 31ª edição e tem data definida. Será no dia 14 de junho, a partir das 18h, no C

31º Café Colonial de Missal já tem data marcada para junho

  Missal se prepara para mais uma edição do seu tradicional Café Colonial. O evento chega à sua 31ª edição e já tem data definida: será realizado no dia 14…

Leia Mais!
Acesso à Linha Arara recebe asfaltamento

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon está promovendo melhorias no acesso à Linha Arara, especificamente n

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon segue avançando nas obras de infraestrutura na região da Linha Arara, com foco…

Leia Mais!
Inscrições para o VII Campeonato Municipal de Futebol Suíço são prorrogadas

As inscrições para o VII Campeonato Municipal de Futebol Suíço, nas categ

Futebol Suíço Marechal Rondon – inscrições prorrogadas até 22/05

A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), informa que foram prorrogadas até o dia 22 de maio as inscrições para o…

Leia Mais!
Santa Terezinha de Itaipu esteve representada na Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu,

Santa Terezinha de Itaipu marca presença na Assembleia Geral do Conselho de Desenvolvimento

Santa Terezinha de Itaipu esteve representada na Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizada nesta sexta-feira (9), no auditório da entidade em…

Leia Mais!