O Dia da Terra, comemorado em 22 de abril, é um convite à reflexão sobre a preservação do meio ambiente e ao uso racional dos recursos naturais. Na região de Foz do Iguaçu, essa data ganha um significado ainda mais especial com as ações promovidas pela Itaipu Binacional no Refúgio Biológico Bela Vista (RBV).
Com mais de quatro décadas de existência, o Refúgio é um exemplo de restauração ambiental bem-sucedida. De uma área originalmente agrícola, o espaço se transformou em um importante centro de educação ambiental, pesquisa e turismo ecológico.
O RBV é uma das atrações do Complexo Turístico Itaipu (CTI) e recebe visitantes do mundo inteiro. Em 2024, o espaço contabilizou quase 50 mil visitantes, entre eles 10 mil provenientes dos municípios lindeiros ao lago de Itaipu.
Segundo Edivaldo dos Santos Nunes, coordenador de visitas do CTI, o passeio ao RBV é uma oportunidade de reconexão com a natureza e aprendizado sobre práticas sustentáveis. “É um laboratório vivo, onde os visitantes têm contato direto com a biodiversidade da Mata Atlântica”, afirma.
Para garantir uma experiência educativa eficaz, os monitores que conduzem os passeios passam por capacitações constantes. Eles são preparados para comunicar conceitos ambientais de forma lúdica, cativando públicos de todas as idades e origens.
O objetivo é que cada visita resulte em uma vivência transformadora, despertando a consciência ambiental nos visitantes.
O RBV vai além da visitação turística. Um dos seus diferenciais é permitir que o visitante participe de ações práticas de conservação. Um exemplo é o plantio de árvores, realizado dentro do sistema de produção de mudas do refúgio. Essa experiência aproxima o público das ações reais de restauração ambiental.
Outros destaques são:
Entre os projetos educacionais de destaque está a Imersão Pedagógica, voltada para alunos do Ensino Médio e parte do programa Itaipu Mais que Energia. Em 2024, a iniciativa atendeu 21 escolas e 623 alunos.
A edição de 2025 começou em 16 de abril, com a participação de 32 estudantes do Colégio Estadual Dom Manoel Konner, de Santa Terezinha de Itaipu. Durante a atividade, os alunos percorreram a Trilha dos Animais e participaram de uma oficina prática sobre ecossistemas e biodiversidade.
Para o analista educacional Marcos Vinicius dos Santos, a ação promove um senso de pertencimento e demonstra, na prática, a importância da conservação. “É uma sala de aula in natura que complementa o conteúdo escolar”, pontua.
A professora Mayara Cristina Volpato Johann elogiou a abordagem multidisciplinar da atividade: “Muitos estudantes nunca tinham visto de perto os biomas que estudam na teoria”.
Outra frente relevante é o projeto Amigos do Refúgio em Ação, que leva oficinas educativas a bairros de Foz do Iguaçu. Já participaram 311 alunos do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e 25 idosos do Conselho Comunitário da Vila C.
As oficinas duram cerca de três horas e abordam temas como ciência, arte, cultura e letramento digital. A gestora do convênio pela Itaipu, Michelly dos Reis Laurindo, explica que o foco é desenvolver o senso de pertencimento e cidadania.
Interessados em visitar o RBV podem obter mais informações no site oficial: www.turismoitaipu.com.br.
As visitas escolares devem ser agendadas pelo e-mail: imersaopedagogica@itaipuparquetec.org.br. Elas ocorrem às segundas e quartas-feiras, nos períodos da manhã (8h30 às 11h30) e tarde (14h às 17h), com limite de 42 alunos por grupo.
Podem participar colégios estaduais dos seguintes municípios do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu: Santa Terezinha, São Miguel do Iguaçu, Medianeira, Missal, Ramilândia, Matelândia, Itaipulândia e Serranópolis do Iguaçu.
É um espaço de educação ambiental, pesquisa e conservação mantido pela Itaipu Binacional em Foz do Iguaçu, com mais de 40 anos de história.
Conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e do uso sustentável dos recursos naturais.
Visitas escolares podem ser agendadas pelo e-mail imersaopedagogica@itaipuparquetec.org.br. Para o público geral, acesse www.turismoitaipu.com.br.
Incluem produção de mudas, criação de peixes, reprodução de espécies ameaçadas, cultivo de plantas medicinais, Imersão Pedagógica e oficinas com escolas e idosos.
Moradores da comunidade local têm entrada gratuita. Outros públicos devem consultar o site oficial para valores atualizados.
Com informações da Assessoria – Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
A maior ameaça à nossa civilização pode não ser a guerra nuclear, mas a falta…
THE LAST OF US Temporada 2 Episódio 5 Trailer (2025) © 2025 - HBO Com…
A partir desta terça-feira (13), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a…
5 novidades de Êta Mundo Melhor que estreia em junho na Globo A novela Êta…
O mercado de grãos registrou variações opostas nesta terça-feira, 13 de maio de 2025,…