Curso de Pizzas e Lanches em Guaíra capacita para geração de renda
O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), realizou o curso de Pizzas e Lanches nos dias 19 e 21 de novembro. A iniciativa, que também contou com a participação de famílias associadas pelo CRAS e CREAS da área central do município, teve como objetivo capacitar os participantes com técnicas práticas para o preparo de pizzas e lanches, a ação fomenta novas habilidades culinárias e possibilidades de geração de renda.
O curso foi dividido em duas etapas: a primeira, realizada na terça-feira (19), focou no preparo de pizzas, enquanto a segunda, na quinta-feira (21), trouxe as técnicas para preparação de lanches.
Os participantes, com idade mínima de 16 anos e escolaridade a partir do 5º ano do ensino fundamental, tiveram acesso a um conteúdo abrangente que incluía:
Mise-en-place: Organização de insumos, equipamentos e roupas necessárias para a preparação dos pratos.
Preparação de Lanches: Como churrasquinho, hambúrguer bovino recheado com acompanhamento de batata rústica e cebola roxa caramelizada na cerveja, além de bauru de forno.
Preparo de Pizzas: Variedades como quatro queijos, portuguesa, frango com abobrinha, queijo com nozes e pera, siciliana e calabresa. Também foram ensinadas receitas de pizzas doces, como massa de chocolate, banana com doce de leite, sensação, prestígio e romeu e julieta.
Montagem e Apresentação: Técnicas para dispor os pratos de forma atrativa.
Conservação: Prazo de validade e métodos adequados de armazenamento.
A secretária de Assistência Social destacou a importância de capacitações como essa: “Esses cursos fomentam muito mais que conhecimento culinário. Eles abrem portas para que as famílias atendidas descubram novas formas de sustento e independência, além da integração e aprendizado coletivo.”
Para inscrições nos cursos ou mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Assistência Social – SEMAS por meio do telefone (44) 3642–8657 ou (44)98456-6966 (WhatsApp), ou se dirigir até o prédio que está localizado na Avenida Marcelino Rollon, n.º 200 – Centro.
DICSI: Texto e Foto: Lindomar Vantelino / Assessoria / Revisão: Cintia Marques
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação