O Projeto de Lei 4658/24, do deputado Paulo Litro (PSD-PR), aumenta a pena para crimes cometidos com o uso da internet. O texto altera o Código Penal e está em análise na Câmara dos Deputados.
Em caso de crimes contra a honra, como difamação e calúnia, a pena é aumentada em 1/3 se ele for cometido em plataforma on-line.
Segundo Litro, a internet tornou-se uma ferramenta poderosa e onipresente, facilitando tanto a comunicação quanto a realização de atividades ilícitas, como fraudes, difamação e disseminação de conteúdo ilegal.
“É imperativo que o sistema jurídico evolua de forma a assegurar que tais práticas sejam adequadamente punidas, refletindo a gravidade e o impacto desses crimes na sociedade ”, disse.
Litro afirmou que muitos crimes digitais não encontram previsão legal explícita, o que dificulta a aplicação a punição dos infratores. “O ambiente virtual, muitas vezes percebido como um território sem lei, pode passar a ser visto de forma diferente se houver uma legislação clara e aplicada com rigor.”
Próximos passos
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois, seguirá para o Plenário.
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Reportagem – Tiago Miranda
Edição – Natalia Doederlein
Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
#GeruYSuLegion7 #Musica #HoyLaViPasar 🔥 Escucha “Hoy La Vi Pasar” en tu plataforma favorita: https://fonovisa.lnk.to/HoyLaViPasar ⏯️Suscríbete…
O futuro não é algo que devemos temer, mas algo que devemos criar com as…
Proeste de hoje - FAQ sobre Títulos de Capitalização Proeste O que é um título…
OH LORD I NEED YOU NOW MORE THAN EVER! IG: @hiforrest Com informações do canal…
Neste radiante domingo, a comunidade cristã em Santa Terezinha de Itaipu e em todo o…
A região Nordeste terá muitas nuvens e chuva, neste domingo (20). MA, PI, CE, RN…