A Copel reuniu, nesta quarta-feira (10/9), em Curitiba, representantes de cerca de 40 operadoras de telecomunicações e dados, que atuam nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, para tratar da segurança no compartilhamento de redes e do ordenamento da fiação aérea no espaço público.
O gerente da Divisão de Inventário e Fiscalização do Compartilhamento de Estruturas da Copel, Rafael Buckoski, destacou que a segurança é um valor inegociável. “As intervenções têm que convergir para a segurança. Temos que ter o compartilhamento com a segurança”, ressaltou.
O compartilhamento de postes de energia com estruturas de telecomunicações segue normas legais, evitando duplicação de infraestrutura, estimulando a competição entre operadoras e organizando a instalação em espaços públicos. Segundo Buckoski, a Lei Geral das Telecomunicações de 1997 torna o compartilhamento compulsório e a resolução conjunta da Aneel e Anatel 1.044/2022 garante que ele não comprometa a segurança.
Fábio Luiz Pinheiro Maciel, técnico de Segurança no Trabalho da Copel, reforçou a importância da prevenção e da capacitação das equipes das operadoras. “Segurança ninguém faz sozinho. Empresas organizadas não querem acidentes de trabalho. É importante definir boas práticas e aplicá-las”, afirmou.
O projeto Guardião da Vida da Copel foi apresentado como iniciativa voltada à promoção da segurança no trabalho, ressaltando a importância de zelar pela própria segurança e a dos outros.
Maciel enfatizou que os profissionais devem seguir ritos básicos de segurança: verificar veículos, equipamentos de proteção individual e materiais de sinalização, além de concluir cursos sobre normas para trabalhos em altura e próximos à rede elétrica. Qualquer situação de risco deve levar à interrupção imediata da atividade. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica, a Copel pode ser acionada pelo 0800 51 00 116 (opção 1).
O evento também detalhou a Plataforma de Gestão de Compartilhamento de Estruturas da Copel, utilizada para cadastro e notificação das empresas sobre riscos, regularização técnica e ações programadas, reduzindo tempo de resposta em situações críticas.
O supervisor Wellington Lucas Tondo apresentou os ordenadores de cabos, equipamentos que melhoram a organização da fiação e permitem futuras ocupações ordenadas, identificando as operadoras nos postes.
O gerente de Compartilhamento de Estruturas, Fabrício Salmazo, reforçou que o cuidado com a segurança é prioridade, envolvendo mais de 6 mil profissionais das operadoras de telecomunicações.
O workshop encerrou uma série de reuniões realizadas em 2025 com empresas de telecom que atuam em todas as regiões do Paraná.
Para mais notícias sobre tecnologia e segurança em infraestrutura, visite nossa página de notícias.
Copel, workshop Copel Curitiba, segurança redes de telecom, compartilhamento de postes, fiação aérea organizada, operadoras de telecomunicações PR, prevenção acidentes trabalho, Guardião da Vida Copel, infraestrutura elétrica Paraná, ordenadores de cabos Copel, normas Aneel Anatel, segurança trabalho energia, Curitiba PR, eventos Copel 2025, fiscalização de estruturas
Com informações da Assessoria | Crédito das imagens: JP Gomes/Copel
Music: https://SML.lnk.to/AMedioVivir Letra/Lyrics: Después de tanto tiempo que ha pasado Te parecerá mentira Pero no…
Rodeio Show Santa Terezinha: programação oficial de domingo (26) O Rodeio Show de Santa Terezinha…
PRF fecha acesso ao Jardim Jupira pela BR-277 em Foz do Iguaçu A Polícia Rodoviária…
Resultado Proeste de Hoje – Confira os números sorteados Quer saber se foi premiado no…
O Fascinante Universo da Mente Humana: Curiosidades e Mistérios A mente humana é, sem dúvida,…
Valdir Dias vence o Chope em Metro na Oktoberfest 2025 A tradicional Oktoberfest de Marechal…