Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Copel investe em automação para restabelecimento rápido de energia no Paraná

    A Copel está transformando o fornecimento de energia no Paraná com a automação da infraestrutura elétrica, um investimento que promete mais rapidez e qualidade no restabelecimento de energia. A companhia tem implantado, em sua rede de distribuição, sistemas de reconfiguração automática para recompor o fornecimento após desligamentos acidentais.

    Até 2025, a Copel instalará 2.600 novos religadores automatizados em sua rede elétrica, como parte de um plano de R$ 2,5 bilhões em investimentos para melhoria e reforço do sistema de distribuição. Esses sistemas são compostos por dispositivos inteligentes que, em caso de desligamento, conseguem restabelecer a energia em apenas alguns segundos, sem a necessidade de intervenção manual.

    De acordo com a Copel, em regiões que já possuem esses dispositivos, 86% dos casos de desligamento foram resolvidos automaticamente, muito antes que uma equipe fosse enviada ao local. O superintendente de operação de distribuição, Francis Alencar Prado, destaca que a automação, a pesquisa e a inovação são fundamentais para garantir uma energia de melhor qualidade aos consumidores.

    A automação tem um papel crucial na segurança e no restabelecimento rápido da energia, principalmente quando há eventos como quedas de árvores ou colisões de veículos com postes. O sistema é capaz de identificar e isolar a origem do problema, garantindo que a área afetada seja restrita, permitindo que o fornecimento de energia seja retomado rapidamente para os outros clientes conectados ao mesmo circuito.

    Atualmente, a Copel já conta com 1.279 sistemas de reconfiguração automática, atendendo 2,37 milhões de clientes, ou seja, 46% do total de ligações da companhia. Com a instalação dos 2.600 novos religadores, esse número aumentará, beneficiando mais consumidores e reduzindo significativamente a frequência e a duração dos desligamentos.

    “Com a automação, serviços que antes exigiam o envio de uma equipe para inspeção podem ser resolvidos em segundos, com maior segurança e eficiência“, afirma Prado. A Copel continua a investir em tecnologia de ponta para fortalecer a infraestrutura elétrica e melhorar a qualidade da energia distribuída no Paraná.

    Com informações da Assessoria – Foto: Copel