A conta de luz terá bandeira vermelha no patamar 1 em junho, conforme anúncio feito nesta sexta-feira (30) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Com a mudança, haverá acréscimo de R$ 4,463 a cada 100 kWh consumidos.
A alteração se deve a uma combinação de fatores climáticos e operacionais. Segundo a Aneel, as afluências estão abaixo da média no país, reduzindo a geração hidrelétrica e exigindo o acionamento de usinas termelétricas, que possuem custos mais elevados.
Criado em 2015 pela Aneel, o sistema de bandeiras tarifárias tem o objetivo de indicar aos consumidores o custo real da geração de energia no Brasil. O sistema possui três cores:
A Aneel informou que, com o fim do período chuvoso e a piora nas previsões de chuvas e vazões para os próximos meses, será necessário acionar mais usinas termoelétricas. Esse tipo de geração é mais cara e impacta diretamente na tarifa dos consumidores.
“Com o fim do período chuvoso, a previsão de geração de energia proveniente de hidrelétrica piorou, o que nos próximos meses poderá demandar maior acionamento de usinas termelétricas, que possuem energia mais cara”, explicou a Aneel.
Desde dezembro de 2024, a bandeira tarifária estava na cor verde, graças às condições favoráveis de geração no país. Em maio, o sistema passou para a bandeira amarela, e agora, com a piora nas condições hidrológicas, sobe novamente para o vermelho patamar 1.
Para acompanhar mais atualizações sobre tarifas e consumo de energia, acesse a seção Utilidade Pública do Blog do Lago.
bandeira vermelha conta de luz, conta de energia junho 2025, aumento na conta de luz, Aneel bandeira tarifária, bandeiras tarifárias energia, conta de luz mais cara, tarifa de energia, valor kWh junho 2025, termoelétricas Brasil, consumo energia elétrica, blog do lago, economia doméstica, consumo consciente, energia elétrica Brasil, notícias Aneel
Com informações do Agência Brasil – Foto: © Fernando Frazão/Agência Brasil
Chuvas intensas atingem o Norte nesta terça-feira, alerta Inmet O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)…
Pé-de-Meia: pagamento para nascidos em março e abril começa hoje A CAIXA Econômica Federal iniciou…
Inmet alerta para ventos costeiros e chuvas no Sudeste O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)…
Rodeio Show de Santa Terezinha de Itaipu atrai 90 mil pessoas O primeiro Rodeio Show…
Nordeste tem alerta de ventos fortes e chance de chuva nesta terça (28) O Instituto…
Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não…