Saúde

Casos de Covid-19 sobem 61% no Brasil; veja os dados 📊

De 1° a 22 de fevereiro deste ano, o Brasil já soma 130.507 casos de Covid-19. Já os óbitos pela doença somaram 664. Na Semana Epidemiológica (SE) 08/2025, correspondente ao período de 16/02 a 22/02, foram registrados 22.097 novos casos da doença e 153 mortes. Os dados podem ser acessados no painel do Brasil 61, feito com base nos dados disponibilizados pelo Ministério da Saúde. .

Na SE 08/2025, os estados de São Paulo, Tocantins e Mato Grosso registram os maiores números de novos casos positivos para Covid-19 no país. Apenas em SP foram 8.874 novos registros. Já no TO houve 4.255 pessoas positivas para a doença e em MT foram 1.762 novos casos de Covid-19 em uma semana. As UFs foram as únicas que registraram mais de mil positivos no período.

Em comparação à SE 07/2025, que diz respeito aos dias 9 a 15 de fevereiro, houve uma alta de 61,1% nos casos positivos na SE 08/2025. Em relação aos óbitos, houve um aumento de 86,6%. Os registros na Semana Epidemiológica 7 foram de 13.709 casos e 82 óbitos.

Cenário epidemiológico

O mais recente Boletim InfoGripe da FioCruz, referente à Semana Epidemiológica (SE) 09/2025 – que corresponde o período de 23/02 a 01/03 – aponta que nas quatro últimas semanas epidemiológicas, 81,4% dos óbitos foram por Covid-19 e entre os casos positivos, o percentual da doença ficou em 39,9%

O documento destaca, ainda, que nove das 27 unidades federativas apresentam incidência de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em níveis de alerta, risco ou alto risco nas últimas duas semanas. Confira os estados:  Amazonas, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins. Dentre as nove UFs, sete apresentam sinal de crescimento de SRAG na tendência de longo prazo: Distrito Federal, Goiás, Pará, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins.

Conforme o Boletim, a manutenção do aumento de casos de SRAG, com incidências de moderada a alta em vários estados da Região Norte, como PA, RO e RR e TO, e em alguns estados das regiões Centro-Oeste e Nordeste, sendo DF, GO e SE, é justificada pela alta de casos entre crianças e adolescentes de até 14 anos. 

Já em GO e no DF, o avanço de SRAG entre crianças de até quatro anos está relacionado, em especial, ao vírus sincicial respiratório (VSR). Em SE, GO e DF, o crescimento de SRAG na faixa etária de 5 a 14 anos está associado ao rinovírus. Nos demais estados, a FioCruz afirma que ainda não é possível determinar qual vírus é o responsável pelo aumento.

O Informe da FioCruz detalha que a Covid-19 continua sendo a principal responsável pelos casos e óbitos de SRAG entre os idosos nas últimas semanas. Porém, os casos da Síndrome associados à doença nessa faixa etária seguem em níveis baixos ou moderados, sem sinal de crescimento na maior parte do país.

Com informações do Brasil 61 – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

blog6017_wp2

Recent Posts

EBK Jaaybo – Homebody (Official Music Video)

#HOMEBODY - OUT ON ALL PLATFORMS Socials: Instagram | https://www.instagram.com/ebkjaaybo Tik Tok | https://www.tiktok.com/@ebkjaaybo_ Twitch…

51 minutos ago

Mensagens e frases de Yuval Noah Harari

Nosso futuro depende da nossa capacidade de entender como a tecnologia vai redefinir o que…

3 horas ago

Copel mobiliza 57 equipes, mas não explica queda de energia em Santa Terezinha

  A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou neste sábado (10) uma nota oficial informando…

3 horas ago

AS MELHORES MÚSICAS GOSPEL DE 2025 – Isaías Saad , Gabriela Rocha ,Nívea Soares – (Novas Músicas)

AS MELHORES MÚSICAS GOSPEL DE 2025 - Isaías Saad , Gabriela Rocha ,Nívea Soares -…

5 horas ago

PRF evita 2 crimes em menos de 1 hora em Santa Terezinha de Itaipu

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) conseguiu impedir, na tarde de ontem, sexta-feira (9), a realização…

5 horas ago

Copel falha por 7 horas em Santa Terezinha de Itaipu

Santa Terezinha de Itaipu viveu um sábado caótico neste 10 de maio de 2025. Sem…

6 horas ago