Segue em andamento a campanha de vacinação em escolas públicas e privadas de Marechal Cândido Rondon, promovida pelo Governo do Estado em parceria com as Secretarias da Educação (Seed) e da Saúde (Sesa).
O trabalho tem como objetivo intensificar a aplicação de vacinas e a atualização das carteiras de vacinação dos alunos. A campanha vai até 31 de maio e o cronograma de aplicação das doses está sendo organizado pelas próprias instituições de ensino, em conjunto com as equipes de saúde, respeitando as características de cada escola.
Estão sendo ofertadas vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP, Meningo ACWY e outras previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
Antes da aplicação, as equipes de saúde avaliam a caderneta dos estudantes para identificar quais vacinas podem ser administradas. Um exemplo é a vacina pentavalente, que, se não aplicada no tempo indicado (2, 4 e 6 meses de idade), pode ser administrada até os seis anos.
Em Marechal Cândido Rondon, o trabalho começou com crianças da educação infantil (creche) e, posteriormente, será estendido para os alunos de séries mais avançadas, até os 14 anos.
A vacinação ocorrerá dentro das próprias escolas, mas somente com a autorização dos pais ou responsáveis. Cada aluno levará para casa um termo de consentimento que deverá ser assinado e devolvido junto com a caderneta de vacinação — mesmo nos casos em que a família optar por não realizar a imunização.
Os responsáveis que desejarem poderão acompanhar o processo de vacinação presencialmente nas instituições de ensino.
Além da campanha nas escolas, os postos de saúde continuam disponíveis para quem preferir levar seus filhos diretamente para serem imunizados.
A atualização da carteira de vacinação é fundamental para a proteção individual e coletiva, especialmente em ambientes escolares. Manter as vacinas em dia é uma maneira eficaz de evitar a propagação de doenças e proteger a saúde de todos.
A campanha seguirá até o dia 31 de maio, conforme cronograma definido pelas escolas em conjunto com as equipes de saúde.
As vacinas contra Influenza, Febre Amarela, Tríplice Viral, DTP e Meningo ACWY estão entre as principais, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação.
Não. A vacinação somente ocorrerá com a assinatura do termo de consentimento pelos pais ou responsáveis.
Além das escolas, os postos de saúde municipais estão disponíveis para aplicação das vacinas.
Para mais informações, procure a escola do seu filho ou a unidade de saúde mais próxima.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação
“Dreams Don’t Die" by Jelly Roll featured in Fire Country on CBS. Stream/download: http://jellyroll.lnk.to/dreamsdontdie Website…
🌬️ A Região Sul do Brasil terá variação entre poucas e muitas nuvens nesta…
Santa Terezinha de Itaipu completa 43 anos de história, conquistas e muito orgulho! Preparamos uma…
A liberdade não é um presente dado pelo Estado, mas uma conquista do povo. [web_stories…
Em seu primeiro jogo após a punição por um jogador irregular, o São Clemente mostrou…
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e…