‘Campanha de Conscientização: Dia S de Combate ao Sarampo e Rubéola em São Miguel do Iguaçu’ 🛡️
O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu, por meio da Secretaria de Saúde, vai realizar nesta quinta-feira, 14, o ‘Dia S’ de Combate ao Sarampo e Rubéola, que vai marcar o início da campanha de conscientização que segue até 24 de março.
A ação, realizada em parceria com o Ministério da Saúde e Secretaria da Saúde do Paraná (SESA), prevê a realização de busca ativa na rotina dos serviços de saúde (diariamente), para identificação de pessoas com sinais e sintomas de sarampo e rubéola, certificando-se da realização de notificação e investigação oportuna. Além disso, os agentes comunitários estarão realizando a busca ativa nas visitas domiciliares.
‘A busca ativa tem o objetivo de identificar, notificar e controlar de forma efetiva casos suspeitos de sarampo e mobilizar as equipes de saúde a realizar a busca de casos suspeitos da doença’, explicou a secretária de Saúde, Adriana da Silva Motta.
O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas.
A rubéola é uma doença aguda, de alta contagiosidade, que também é transmitida por um vírus. No campo das doenças infectocontagiosas, a importância epidemiológica da Rubéola está representada pela ocorrência da Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) que atinge o feto ou o recém-nascido cujas mães se infectaram durante a gestação, acarretando inúmeras complicações para a mãe, como aborto e natimorto (feto expulso morto) e para os recém-nascidos, como malformações congênitas (surdez, malformações cardíacas, lesões oculares e outras).
A prevenção das doenças pode ser feita com a vacinação, que está prevista no calendário vacinal das crianças e disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação