Categories: Política

Câmara analisa projeto que define antissemitismo no Brasil

O Projeto de Lei 472/25 prevê a adoção, no território nacional, da definição de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto (IHRA, na sigla em inglês), vedando a distorção, a negação, o relativismo ou revisionismo histórico do Holocausto. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

O Holocausto é o nome que se dá para o genocídio cometido pelos nazistas ao longo da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e que vitimou aproximadamente 6 milhões de pessoas, principalmente judeus.

Segundo a definição da IHRA utilizada no projeto, o antissemitismo é uma determinada percepção dos judeus, que se pode exprimir como ódio em relação a esse povo. Já as manifestações retóricas e físicas de antissemitismo são aquelas orientadas contra indivíduos judeus e não judeus e/ou contra os seus bens, contra as instituições comunitárias e as instalações religiosas judaicas. 

A ideia do autor é que definição sirva como recurso educacional para abordar e prevenir atividades relacionadas a preconceitos motivados por antissemitismo.

Outros países
Autor da proposta, o deputado General Pazuello (PL-RJ) destaca que essa definição de antissemitismo foi adotada pelos 31 países membros da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto em 26 de maio de 2016. 

“O antissemitismo acusa frequentemente os judeus de conspirarem para prejudicar a humanidade e é utilizado, muitas vezes, para culpar os judeus pelas ‘coisas que correm mal’”, alerta. “ É expresso oralmente, por escrito, sob forma visual e através de ações, utilizando estereótipos sinistros e traços de personalidade negativos”, acrescenta. 

Segundo o General Pazuello, o antissemitismo impõe que judeus ou edifícios, escolas, locais de culto e cemitérios associados a judeus “sejam alvo de ataques físicos, morais e psicológicos, causando medo e terror”. 

Para o parlamentar, a definição legal torna explícita que “qualquer atitude que, de forma direta ou velada, questione a legitimidade do Estado de Israel ou minimize a gravidade do Holocausto será tratada com rigor, coibindo práticas discriminatórias”.

Próximos passos
A proposta será analisada pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Lara Haje
Edição – Pierre Triboli

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados

blog6017_wp2

Recent Posts

Alerta de chuvas intensas para Mato Grosso neste fim de semana

O fim de semana começa com previsão de tempo instável e alerta de chuvas intensas…

31 minutos ago

Mercedes solta 2.500 peixes no Lago: ação para equilíbrio!

Cerca de 2.500 peixes foram soltos em nosso Lago, entre eles pintados, traíras, pacus, carpas…

31 minutos ago

Frente fria traz chuvas fortes para o litoral da Bahia e Sergipe

Frente fria traz chuvas fortes para o litoral da Bahia e Sergipe A influência de…

33 minutos ago

Reflexão do Evangelho de João 14:6-14 – O Caminho, a Verdade e a Vida

Reflexão do Evangelho de João 14:6-14 – O Caminho, a Verdade e a Vida No…

34 minutos ago

Frente fria e canal de umidade causam tempestades na Região Norte

Frente fria e canal de umidade causam tempestades na Região Norte Uma frente fria e…

40 minutos ago

1ª Etapa do Campeonato Paranaense de Ciclismo: não perca!

Prepare-se para pedalar! Neste Domingo (04/05), acontece a 1ª etapa do Campeonato Paranaense de Ciclismo…

41 minutos ago