O Projeto de Lei 4265/24 determina que a busca por pessoas desaparecidas seja iniciada nas primeiras 24 horas após o registro do boletim de ocorrência (BO). Em análise na Câmara dos Deputados, o texto altera a Lei 13.812/19, que cria a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.
Segundo a autora, deputada Delegada Adriana Accorsi (PT-GO), a proposta tem o objetivo de complementar a lei atual, que não traz prazo mínimo para que a polícia inicie a busca por desaparecidos.
“A inclusão explícita dessa urgência no texto legal visa reforçar o compromisso das autoridades públicas e dos órgãos de segurança com a celeridade na atuação em casos de desaparecimentos”, reforçou a deputada.
Pelas regras atuais, não não há um prazo mínimo para o registro do BO, ou seja, familiares e conhecidos da vítima não precisam aguardar 24 horas para notificar o desaparecimento à polícia.
Próximos passos
A proposta, que tramita em caráter conclusivo, será analisada pelas comissões de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Para virar lei, o projeto precisa ser analisado pelos deputados e pelos senadores.
Reportagem – Emanuelle Brasil
Edição – Marcia Becker
Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
Guaíra celebra 74 anos com show gratuito de Felipe & Rodrigo Guaíra completa 74 anos…
EPR Iguaçu inicia implantação de cercas na faixa de domínio das rodovias A EPR Iguaçu…
Expo MEI e Feira do Emprego 2025 movimentam Marechal Cândido Rondon A Expo MEI e…
Descubra os passos essenciais para desenvolver a inteligência emocional e transformar sua vida. Aprenda autoconsciência,…
Listen to the album “Slime Dunkin'". Out Now! Stream: https://music.empi.re/slimedunkin #PaperRouteWoo #SlimeDunkin #PRE Official Video…
O pensamento é o poder que cria a experiência humana.