Beatos Manuel González e o coroinha Adílio são celebrados pela Igreja no dia 21 de maio, data que marca o martírio desses dois brasileiros reconhecidos por sua fé e coragem. Conheça a seguir a história comovente dos mártires de Nonoai.
Padre Manuel Gomes González nasceu em 29 de maio de 1877, em São José de Ribarteme, na Galícia, Espanha. Ordenado sacerdote em 1902, ele veio para o Brasil em 1913, onde foi nomeado pároco da Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Nonoai, Rio Grande do Sul.
Com espírito missionário, ele organizou catequese, combateu o analfabetismo e reformou a igreja matriz, mesmo diante de dificuldades econômicas. Em 1924, recebeu uma missão pastoral especial: celebrar a Páscoa com militares no Alto Uruguai e atender colonos em Três Passos.
Adílio Daronch nasceu em Dona Francisca (RS) em 1908. Filho de imigrantes italianos, ele se destacou desde jovem pelo seu envolvimento com a Igreja e pelo auxílio ao Padre Manuel em celebrações e atividades paroquiais.
Durante a Revolução de 1923, o estado do Rio Grande do Sul passava por momentos de instabilidade política. Em 20 de maio de 1924, Adílio acompanhou o padre numa missão pastoral. No caminho, ambos foram capturados por anticlericais em Feijão Miúdo, amarrados a árvores e executados por sua fé no dia 21 de maio.
Os corpos foram encontrados por colonos locais e enterrados com a inscrição: “Mártires da fé, verdadeiros santos da Igreja, assassinados a 21 de maio de 1924”. Em 1964, seus restos mortais foram levados em caravana a Nonoai. O processo de beatificação foi iniciado em 1997 e concluído com êxito em 2007.
Hoje, Padre Manuel González e o Coroinha Adílio são reconhecidos como beatos e mártires da Igreja. Sua história inspira fiéis e sua intercessão é invocada com fé e devoção.
Que o exemplo de fé e entrega dos Beatos Manuel e Adílio fortaleça a missão cristã de todos nós.
Beatos Manuel González e Adílio, rogai por nós!
Padre Manuel González era missionário espanhol e Adílio Daronch, coroinha brasileiro. Foram mortos por sua fé no RS em 1924.
A beatificação aconteceu em 21 de outubro de 2007, sendo reconhecidos como mártires da fé pela Igreja Católica.
O martírio ocorreu em Feijão Miúdo, no Rio Grande do Sul, quando foram emboscados por anticlericais.
Fonte: Vaticano
Leia também: Obituário atualizado de Foz do Iguaçu e região
beatos manuel gonzález e adílio, santo do dia 21 de maio, mártires de nonoai, padre manuel gonzalez, coroinha adílio, santos brasileiros, mártires católicos, igreja católica no brasil, santos do rio grande do sul, beatificação 2007, história de santos, santos jovens, adílio daronch, padre espanhol no brasil, fé cristã
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin
Chuvas intensas atingem o Norte nesta terça-feira, alerta Inmet O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)…
Pé-de-Meia: pagamento para nascidos em março e abril começa hoje A CAIXA Econômica Federal iniciou…
Inmet alerta para ventos costeiros e chuvas no Sudeste O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)…
Rodeio Show de Santa Terezinha de Itaipu atrai 90 mil pessoas O primeiro Rodeio Show…
Nordeste tem alerta de ventos fortes e chance de chuva nesta terça (28) O Instituto…
Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não…