Já começou a valer a bandeira amarela na conta de luz dos brasileiros neste mês de maio. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou a ativação, o que significa custo extra de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos. A mudança ocorre em função da redução no volume de chuvas, típica da transição entre o período úmido e o seco, o que impacta a geração de energia nas hidrelétricas.
Para o consumidor isso é um sinal claro: é hora de rever os hábitos e buscar formas de economizar energia dentro de casa. Pensando nisso, reunimos dicas práticas para ajudar a aliviar o impacto na conta de luz — mesmo com a bandeira amarela em vigor.
Use aplicativos ou ferramentas das próprias distribuidoras de energia para acompanhar o seu gasto mensal. Assim, é possível identificar picos de consumo e agir rapidamente.
Ficar atento às mudanças na bandeira tarifária e adotar medidas simples pode ajudar a evitar sustos no fim do mês. Em tempos de energia mais cara, a conscientização sobre o uso eficiente da eletricidade é o melhor caminho para o bolso — e para o planeta.
Com informações do Brasil 61 – Foto: Freepik
A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que estabelece a…
Santa Terezinha de Itaipu — Atendendo aos apelos da comunidade, o vereador Alexandro Tavares Pereira…
Uma perseguição policial na BR-277, em Medianeira (PR), terminou com a apreensão de 74,5 kg…
TRUQUE DE MESTRE 3 Trailer Dublado (2025) Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Isla Fisher, Dave Franco,…
A Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou…
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 11 milhões neste sábado As seis dezenas do concurso 2.858…