São José dos Pinhais, 19 de junho de 2024 - Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
Paraná registra aumento de 18% em turistas internacionais até setembro de 2025, consolidando-se como quarto destino mais procurado do Brasil.
O Paraná registrou crescimento significativo no turismo internacional em 2025. Até setembro, o Estado recebeu 826.725 turistas estrangeiros, 18% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Segundo o painel de Chegadas Internacionais da Embratur, somente em setembro, 62.087 visitantes estrangeiros foram registrados nas alfândegas do Paraná. O número representa um aumento de 13% em relação a setembro de 2024, quando 53.403 turistas internacionais entraram no Estado.
Os países que mais enviaram turistas ao Paraná em setembro foram:
Esses mesmos países lideram o ranking de emissões internacionais para o Paraná ao longo de 2025, mantendo a mesma ordem de relevância.
Somando os meses de janeiro a setembro de 2025, o Paraná registrou 826.725 turistas internacionais, frente a 675.108 no mesmo período do ano passado. Com isso, o Estado se consolida como o quarto destino mais procurado do Brasil, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.
O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, destaca que o Paraná representa 11% de todos os turistas internacionais que entraram no Brasil. “Isso reflete um trabalho intenso de promoção turística, com presença em eventos internacionais e networking contínuo com empresas do setor”, afirma Cortes.
Nesta semana, o Paraná apresentou seu potencial turístico no IMEX, em Las Vegas (EUA), evento que reúne profissionais do turismo internacional. A presença do Estado ocorreu no estande da Embratur, com rodadas de negócios e contatos estratégicos para fortalecer a atração de visitantes.
Desde o ano passado, o Paraná já participou de 17 eventos internacionais, promovendo o turismo local e ampliando o networking no setor.
De acordo com dados do Banco Central, os turistas estrangeiros injetaram mais de R$ 5,8 bilhões na economia brasileira em 2024. Com o aumento de visitantes em 2025, espera-se que o setor continue crescendo, beneficiando diretamente a economia do Estado e fomentando empregos no setor de turismo e serviços.
O secretário do Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos, ressalta que ações de promoção do turismo no exterior têm sido fundamentais para este crescimento.
Em 2025, sete dos nove meses registraram aumento de turistas estrangeiros em comparação com 2024. Apenas março e junho tiveram números menores:
O crescimento contínuo do turismo internacional evidencia a capacidade do Paraná em atrair visitantes estrangeiros, consolidando destinos como Foz do Iguaçu, Curitiba e as regiões de natureza e gastronomia como principais atrativos.
Especialistas destacam que a promoção contínua, o investimento em infraestrutura turística e a presença em eventos internacionais são fatores decisivos para manter a competitividade do Estado no mercado global.
O Paraná demonstra força no turismo internacional, com aumento de visitantes e impacto positivo na economia. A expectativa é de que, com estratégias de promoção e investimentos contínuos, o Estado continue atraindo turistas estrangeiros e fortalecendo seu setor turístico nos próximos anos.
tags: turismo no Paraná, turistas internacionais, aumento de visitantes, Foz do Iguaçu, Curitiba, economia do turismo, promoção turística, Embratur, Viaje Paraná, IMEX Las Vegas, Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, turismo 2025, crescimento do turismo, Paraná 2025, turismo internacional, dados de turismo, visitantes estrangeiros
Com informações da Assessoria | Foto: Roberto Dziura Jr/AEN
Chuvas intensas atingem o Norte nesta terça-feira, alerta Inmet O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)…
Pé-de-Meia: pagamento para nascidos em março e abril começa hoje A CAIXA Econômica Federal iniciou…
Inmet alerta para ventos costeiros e chuvas no Sudeste O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)…
Rodeio Show de Santa Terezinha de Itaipu atrai 90 mil pessoas O primeiro Rodeio Show…
Nordeste tem alerta de ventos fortes e chance de chuva nesta terça (28) O Instituto…
Não aceito mais as coisas que não posso mudar, estou mudando as coisas que não…