Ampliação do Programa Família Acolhedora para Proteger Crianças em Risco

Participantes de audiência defendem Família Acolhedora e pedem mais divulgação do programa - Notícias

Participantes de uma audiência na Câmara dos Deputados defenderam mais divulgação do programa Família Acolhedora como forma de abrigar temporariamente, com mais afeto, crianças e adolescentes em situação de risco ou violação de direitos e que, por isso, não podem permanecer em sua família de origem.

O sucesso desse tipo de acolhimento por famílias previamente cadastradas e capacitadas foi discutido pela Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial, a pedido da deputada Erika Kokay (PT-DF).

“É uma função temporária, mas os vínculos são fundamentais para dar a possiblidade de desenvolvimento. Temos várias formas de inteligência e de expressão que precisam ser potencializadas”, observou a parlamentar. “Nada como ter uma família que acolha e possibilite a individualidade, a condição de as crianças se sentirem sujeito de direitos.”

No Brasil, dos mais de 30 mil crianças e adolescentes acolhidos, 93% estão em abrigos institucionais e apenas 7% com famílias acolhedoras. Das 2.148 crianças recebidas por famílias, 75% estão no Sul e no Sudeste do país.

Participante do programa, José Carlos Carapina relatou sua experiência com um bebê de poucos meses com deficiência. “Esse amor é incondicional. É um amor muito lindo, maravilhoso. Essa criança não vai deixar dor. Ela vai deixar saudade. Quem entra nesse programa não sai mais nunca.”

Rotina
No serviço de acolhimento em família, a criança ou o adolescente pode participar de uma nova rotina. A família que acolhe recebe uma bolsa auxílio e conta com acompanhamento de uma equipe técnica do serviço, até que a criança possa retornar a sua família de origem ou ser encaminhada para adoção.

As vantagens desse tipo de acolhimento são inúmeras segundo a coordenadora do serviço em Sapopema, no Paraná, Helida Santin. O acolhimento familiar, disse, tem um custo menor do que o acolhimento institucional.

“O atendimento da criança e do adolescente ocorre em um ambiente familiar, há uma atenção individualizada, mais afeto, mais carinho para essa criança”, listou Helida.

Mobilização
A conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) Débora Vigevani, reconheceu que a divulgação do serviço faz o número de famílias acolhedoras saltarem. A mobilização pode ser feita, por exemplo, a partir do anúncio em traseiras de ônibus, em jornais distribuídos em transportes coletivos ou em mensagens difundidas via aplicativos de celular.

O Família Acolhedora é um serviço do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e pode ser executado diretamente pelos governos, especialmente as prefeituras, ou em parceria com organizações da sociedade civil.

O site familiaacolhedora.org.br reúne informações, materiais e publicações sobre o programa.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Rachel Librelon

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Related Posts

Santa Terezinha de Itaipu completa 43 anos de história, conquistas e muito orgulho! 
Preparamos uma programação especial para celebrar essa trajetória

Santa Terezinha 43 anos: venha celebrar este momento único!

Santa Terezinha de Itaipu completa 43 anos de história, conquistas e muito orgulho! Preparamos uma programação especial para celebrar essa trajetória. Confira o convite e venha fazer parte dessa festa!…

Leia Mais!
Obras da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu chegam a 63% de execução

Obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu Alcança 63% de Execução

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), atingiu 63% de execução da obra da Perimetral Leste de Foz do Iguaçu,…

Leia Mais!
Segue a campanha de vacinação em escolas públicas e privadas em Marechal Cândido Rondon

Cabe aos pais ou responsáveis autorizarem, ou não, a aplicaçã

Campanha de Vacinação em Escolas de Marechal Cândido Rondon

Segue em andamento a campanha de vacinação em escolas públicas e privadas de Marechal Cândido Rondon, promovida pelo Governo do Estado em parceria com as Secretarias da Educação (Seed) e…

Leia Mais!
‎Você sempre quis aprender a tocar acordeon?

Essa é a sua chance! Estão abertas as inscrições GRATUITAS para as aulas de acordeon promovidas pelo Dep

Inscrições abertas para aulas grátis de acordeon em Diamante D’Oeste!

‎Você sempre quis aprender a tocar acordeon? Essa é a sua chance! Estão abertas as inscrições GRATUITAS para as aulas de acordeon promovidas pelo Departamento de Cultura! Para todas as…

Leia Mais!
#GENIBASSO  Confira o comunicado do Centro de Saúde Geni Terezinha Basso válido para amanhã (29).

Atendimento suspenso em Itaipulândia na terça-feira (29)!

#GENIBASSO 📢🏥 Confira o comunicado do Centro de Saúde Geni Terezinha Basso válido para amanhã (29). Com informações da Assessoria – Foto: divulgação

Leia Mais!
CURSO GRATUITO DE PRÁTICAS DE TRABALHO MANICURE E PEDICURE

Quer aprender a realizar procedimentos de manicure e pedicure? Então essa é a sua chance!

Curso gratuito de práticas de trabalho manicure e pedicure

  Quer aprender a realizar procedimentos de manicure e pedicure? Então essa é a sua chance! 🎯 Inscreva-se no curso de manicure e pedicure em Santa Terezinha de Itaipu A…

Leia Mais!