Alerta dengue! Infestação do Aedes aegypti atinge 1,7%
O Setor de Combate às Endemias de Missal divulgou os resultados do Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024. Foram realizadas visitas em 230 imóveis entre os dias 01 a 03 de outubro e o índice de infestação predial (IIP) médio foi de 1,7%, acima do recomendado pelos organismos nacionais e internacionais de saúde (1%).
A responsável pelo setor, Bárbara Schneider, alertou que o perigo mora em casa. “Todos os criadouros encontrados são nas residências, em locais como balde, pneus, vasos de flor, prato de flor, latas, caixa coletora”, informou. “Os locais onde são encontrados estes criadouros de mosquitos, notificamos o proprietário do imóvel e na reincidência este proprietário será multado”, explica a coordenadora.
Neste novo calendário epidemiológico, iniciado em agosto de 2024, o município registrou 5 casos de dengue. A equipe de endemias pede a colaboração de toda população para redobrar os cuidados e eliminar os criadouros de mosquitos para assim evitar uma nova epidemia, como foi o caso do início deste ano, chegando a ser registrado quase 900 casos de dengue.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação