A Accor, líder global em hospitalidade, reforça seu compromisso com a Sustentabilidade com a adesão de mais iniciativas, que têm como objetivo reduzir a pegada de carbono de suas operações e tornar-se Net Zero até 2050. Os elementos que mais impactam neste desafio é o consumo de energia e água, que entraram no centro da estratégia global com foco na economia destes recursos.
No entanto, para reduzir as emissões é necessária mensuração de dados. E o grande destaque neste sentido é a ferramenta GAIA 2.0, lançada no primeiro trimestre de 2024, com 99% dos hotéis integrados em nossa região. Essa ferramenta agrupa todas as ações da nossa operação que representam emissões de gases de efeito estufa. Utilizando funcionalidades melhoradas por inteligência artificial, o software reúne toda a informação relevante, incluindo dados sobre consumo de energia, gás e água (extraídos automaticamente das faturas mensais quando carregadas no sistema), desperdício de alimentos, utilização de artigos de plástico descartáveis, entre outros. A partir destes dados, delineamos a nossa estratégia eficaz de redução de carbono.
O Grupo tem realizado nos últimos meses diversos treinamentos, para equipes de toda a região das Américas, de maneira que os hotéis se adaptem a essa nova realidade e possam otimizar suas operações, colaborando com o objetivo da Accor de zerar as emissões. “Estamos trabalhando fortemente na definição de estratégias e formas de calcular e medir a nossa pegada de carbono, e agora é hora de agir. Realizamos workshops em cada região que a Accor está presente no mundo, incluindo todas as marcas. Assim, queremos ter certeza de que todos têm as mesmas informações para mitigar as alterações climáticas”, explica Valérie de Robillard, SVP Environment Accor.
“O carbono está relacionado com o aquecimento global e caminhamos para um mundo onde as temperaturas médias estão aumentando, e causarão prejuízos irreversíveis. Precisamos nos movimentar rapidamente. Muitas empresas possuem vários reportes, métricas e objetivos estabelecidos, mas o que realmente fará a diferença nos próximos anos são as medidas que vamos tomar na prática”, complementa Valérie.
“Precisamos ser ousados o suficiente para fazer algumas mudanças que sabemos que necessitarão de investimentos, a curto, médio e longo prazo. É também uma questão de mudança de hábitos e da forma como trabalhamos. Estou realmente impressionada com o que já foi feito pelos times e com o comprometimento dos nossos investidores. É excelente ver o quanto as pessoas estão engajadas no tema e o quanto querem contribuir”, finaliza.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação
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