Santa Terezinha de Itaipu Lança Programa Mãe Itaipuense para Melhorar Atendimento às Gestantes
A assinatura do decreto que instituiu o programa foi realizada durante uma reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde. Além dos membros do conselho, participaram do ato o vice-prefeito Vanio Morona, secretários municipais, vereadores, diretores da Secretaria de Saúde e gestantes participantes do Mãe Itaipuense.
Para a prefeita Karla Galende, o Mãe Itaipuense proporcionará um atendimento mais acolhedor e seguro, quesitos fundamentais para a saúde materno-infantil. “Este é o momento mais importante da vida de uma mulher, em que ela busca sempre ter segurança e humanização durante todo o período de gestação. Ouvir o depoimento das gestantes sobre o atendimento de excelência que recebem nas unidades básicas de saúde do município nos mostra que estamos no caminho certo”, afirmou a prefeita.
Segundo o secretário de Saúde de Santa Terezinha de Itaipu, Fabio de Melo, o programa consolidará todas as ações já realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, com os enfermeiros e médicos do município, contando agora com um especialista na área de obstetrícia para atuar em conjunto com as equipes técnicas e ser responsável pela capacitação das equipes. Ainda de acordo com o secretário, para agilizar análises mais minuciosas do desenvolvimento do feto, o profissional obstetra contará com o auxílio de um aparelho de ultrassom portátil.
“Já é feito o acompanhamento das gestantes com os médicos da rede pública, mas o município entende que pode agregar mais qualidade a esse atendimento. Este é um momento muito importante para nossa gestão, que reforça o compromisso da prefeita Karla Galende com a saúde da mulher e da gestante itaipuense”, comemorou o secretário.
Atendimento Humanizado
Por ter gravidez de alto risco, Ivonete Gomes iniciou o período de gestação na rede particular. “O atendimento é humanizado desde o posto de saúde, passando pelos profissionais. O ultrassom é feito na hora pelo obstetra, no momento da consulta. Me sinto muito bem amparada”, disse Ivonete, que já está com 37 semanas de gestação.
Andreia Pereira está em sua terceira gestação e há sete meses faz acompanhamento no município. “Esta é a primeira gestação que faço acompanhamento aqui em Santa Terezinha. Aqui é tudo muito rápido, na hora de conseguir uma especialidade ou exames. O acolhimento é muito bom”, garantiu Andreia.
Ainda segundo Andreia, poder contar com o atendimento gratuito proporcionado pelo poder público influencia diretamente no orçamento das gestantes. “Roupas, fraldas e tudo que envolve a vida materna não custam barato. Recebemos medicações, vitaminas, acompanhamento de especialistas, de forma gratuita, e isso gera um alívio no orçamento”, explicou Andreia, que também já participou de cursos gratuitos voltados às gestantes, oferecidos pelo município.
Investimento em Saúde
A prefeita Karla Galende fez a entrega de um novo micro-ônibus para a Secretaria de Saúde. O veículo comporta 29 passageiros e custou R$ 570 mil, fruto de investimento também feito com recursos do município. Os investimentos recentes feitos pela Administração Municipal na saúde pública mostram o comprometimento com áreas prioritárias. Atualmente, Santa Terezinha de Itaipu é um dos poucos municípios do Paraná a investir mais do que o dobro do limite constitucional de 15% da arrecadação de impostos em saúde pública. Segundo a gestora, o planejamento dos recursos públicos do município é determinante para que as áreas prioritárias possam ser atendidas.
“Não medimos esforços para investir na saúde pública, que é prioridade. Essa é a garantia de qualidade de vida e bem-estar da população itaipuense”, assegurou a prefeita.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação