Projeto de coleta de resíduos orgânicos inicia em Santa Terezinha de Itaipu
A Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos (UVRO), ligada à Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, iniciou um projeto direcionado de coleta de resíduos para compostagem. A fase inicial do programa atende especificamente os servidores públicos de duas secretarias municipais.
Como funciona o projeto de coleta da UVRO
O formato de participação ocorre através da disponibilização de baldes padronizados para o armazenamento domiciliar dos restos de alimentos. A adesão ao sistema é totalmente voluntária. Neste primeiro momento de implantação, o público-alvo restringe-se aos funcionários lotados na Secretaria de Obras e na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente.
Dinâmica de devolução e troca dos recipientes
O ciclo de descarte exige que o participante devolva o material no seu próprio local de trabalho. O servidor retira o recipiente vazio na secretaria, leva para sua residência e, ao atingir a capacidade máxima de enchimento, retorna o balde fechado para a repartição. No mesmo instante, ele está autorizado a retirar uma nova unidade previamente higienizada para dar continuidade à separação.
A logística de escoamento do material recolhido acontece com frequência diária. A equipe técnica da UVRO passa todos os dias nas secretarias participantes para recolher os recipientes cheios e encaminhar os resíduos diretamente para o processo de compostagem oficial do município.
Expansão e reposição de materiais
A coordenação do projeto estruturou uma rede de comunicação rápida para evitar o desabastecimento de baldes nas repartições. Caso o volume de adesões aumente e os recipientes disponíveis acabem, a secretaria envolvida deve acionar a UVRO imediatamente, que fará o fornecimento extra de novos baldes de forma contínua.
Perguntas Frequentes (FAQ)
Quem pode participar do projeto de resíduos orgânicos da UVRO atualmente?
A fase atual da coleta de resíduos orgânicos é destinada exclusivamente aos servidores da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu.
A participação no programa de compostagem de STI é obrigatória?
Não, a adesão ao projeto de separação e entrega dos resíduos orgânicos domiciliares é totalmente voluntária por parte dos servidores.
O que o participante deve fazer quando o balde da UVRO encher?
O usuário deve levar o balde cheio até a sua respectiva secretaria, entregá-lo no ponto de coleta e retirar um novo recipiente limpo e higienizado para levar para casa.
Qual a frequência de recolhimento dos baldes cheios?
A equipe da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos realiza a coleta dos recipientes nas secretarias participantes diariamente.
Equipe Blog do Lago – Imagem: divulgação














Recent Comments