Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Projeto de coleta de resíduos orgânicos inicia em Santa Terezinha de Itaipu

    A Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos (UVRO), ligada à Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu, iniciou um projeto direcionado de coleta de resíduos para compostagem. A fase inicial do programa atende especificamente os servidores públicos de duas secretarias municipais.

    Como funciona o projeto de coleta da UVRO

    O formato de participação ocorre através da disponibilização de baldes padronizados para o armazenamento domiciliar dos restos de alimentos. A adesão ao sistema é totalmente voluntária. Neste primeiro momento de implantação, o público-alvo restringe-se aos funcionários lotados na Secretaria de Obras e na Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente.

    Dinâmica de devolução e troca dos recipientes

    O ciclo de descarte exige que o participante devolva o material no seu próprio local de trabalho. O servidor retira o recipiente vazio na secretaria, leva para sua residência e, ao atingir a capacidade máxima de enchimento, retorna o balde fechado para a repartição. No mesmo instante, ele está autorizado a retirar uma nova unidade previamente higienizada para dar continuidade à separação.

    A logística de escoamento do material recolhido acontece com frequência diária. A equipe técnica da UVRO passa todos os dias nas secretarias participantes para recolher os recipientes cheios e encaminhar os resíduos diretamente para o processo de compostagem oficial do município.

    Expansão e reposição de materiais

    A coordenação do projeto estruturou uma rede de comunicação rápida para evitar o desabastecimento de baldes nas repartições. Caso o volume de adesões aumente e os recipientes disponíveis acabem, a secretaria envolvida deve acionar a UVRO imediatamente, que fará o fornecimento extra de novos baldes de forma contínua.

    Perguntas Frequentes (FAQ)

    Quem pode participar do projeto de resíduos orgânicos da UVRO atualmente?

    A fase atual da coleta de resíduos orgânicos é destinada exclusivamente aos servidores da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente de Santa Terezinha de Itaipu.

    A participação no programa de compostagem de STI é obrigatória?

    Não, a adesão ao projeto de separação e entrega dos resíduos orgânicos domiciliares é totalmente voluntária por parte dos servidores.

    O que o participante deve fazer quando o balde da UVRO encher?

    O usuário deve levar o balde cheio até a sua respectiva secretaria, entregá-lo no ponto de coleta e retirar um novo recipiente limpo e higienizado para levar para casa.

    Qual a frequência de recolhimento dos baldes cheios?

    A equipe da Unidade de Valorização de Resíduos Orgânicos realiza a coleta dos recipientes nas secretarias participantes diariamente.

    coleta de resíduos orgânicos sti, uvro santa terezinha de itaipu, compostagem sti, secretaria de meio ambiente sti, gestão de resíduos, sustentabilidade itaipu, projeto baldes orgânicos, servidores sti meio ambiente, blog do lago, reciclagem de orgânicos

    Equipe Blog do Lago – Imagem: divulgação

    Santa Terezinha de Itaipu">