Colégio de Santa Terezinha de Itaipu pode adotar modelo cívico-militar em 2026
				Colégio de Santa Terezinha de Itaipu pode adotar modelo cívico-militar em 2026
O Colégio Arcângelo Nandi, de Santa Terezinha de Itaipu, está entre as 50 escolas do Paraná que participarão da consulta pública sobre a adoção do modelo cívico-militar a partir do ano letivo de 2026. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado da Educação nesta segunda-feira (3).
Consulta sobre o modelo cívico-militar
A lista oficial com os colégios que participarão da consulta foi publicada pelo governo estadual. O processo ocorrerá nos dias 17 e 18 de novembro e envolverá toda a comunidade escolar — pais, alunos, professores e funcionários.
As escolas estão distribuídas em 34 municípios paranaenses, incluindo cidades como Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Cascavel, Toledo e Maringá. No total, as 50 instituições reúnem cerca de 21,3 mil estudantes e foram selecionadas com base em critérios técnicos definidos pelo Departamento de Educação.
Como funciona o modelo cívico-militar
Implantado em 2021, o modelo cívico-militar combina a gestão civil com a presença de militares da reserva em atividades administrativas e de apoio à rotina escolar. No Paraná, o programa é coordenado pela Secretaria da Educação e atualmente é o maior do país, com 312 colégios e aproximadamente 190 mil alunos.
Com a adesão das novas unidades, o total pode chegar a 362 escolas e 211 mil estudantes em todo o estado. A recente lei sancionada pelo governador Ratinho Junior permite que colégios de tempo integral também passem a adotar o modelo.
Resultados e desempenho das escolas
Os resultados do Ideb 2023 mostram avanço no desempenho das escolas cívico-militares. As unidades obtiveram índice de 5,43 nos anos finais do ensino fundamental e 4,75 no ensino médio, superando a média estadual (5,3 e 4,63, respectivamente). Desde 2021, 64% das escolas elevaram suas notas após a mudança de modelo.
Alunos ganham espaço em programas de intercâmbio
Outro reflexo positivo é a participação no programa Ganhando o Mundo. Entre os 2 mil estudantes selecionados para intercâmbio em 2025, 417 são de colégios cívico-militares — o equivalente a 20,6% do total.
Próximos passos
A Secretaria de Educação do Paraná informou que novas orientações e regras da votação serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da pasta. A comunidade escolar de Santa Terezinha de Itaipu poderá participar diretamente do processo e decidir se o colégio local adotará o novo formato.
Para acompanhar mais notícias sobre educação e o Oeste do Paraná, visite a seção Educação no Blog do Lago.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Foto: Gabriel Rosa – AEN.








