Campanha alerta sobre risco de picada de escorpião no Norte Pioneiro
Campanha alerta sobre risco de picada de escorpião no Norte Pioneiro
Material educativo ensina como agir em caso de picada
Os informativos estão sendo entregues em unidades de saúde, escolas e locais de grande circulação nos municípios da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho. O material traz orientações sobre como identificar o escorpião, medidas de prevenção e o que fazer em caso de acidente.
O folder, intitulado A picada do escorpião pode matar, explica onde o animal costuma se abrigar, como manter o quintal limpo e organizado, e os principais sintomas após a picada. A versão digital está disponível neste link oficial da Sesa.
Comunidade participa da campanha
A distribuição conta com o apoio de movimentos sociais, ONGs, lideranças comunitárias e instituições religiosas, especialmente no município de Cambará, uma das áreas mais afetadas.
“Nosso papel é orientar e proteger a população. A informação é a primeira barreira contra o risco”, afirmou o secretário estadual interino da Saúde, César Neves.
Mais de 5 mil casos de acidentes com escorpiões em 2025
De acordo com a Secretaria, o Paraná já registrou mais de 5 mil casos de acidentes com escorpiões e três mortes neste ano, todas na 19ª Regional de Saúde. Os óbitos ocorreram em Cambará (duas crianças, de 3 e 12 anos) e em Jacarezinho (uma menina de 4 anos).
Em 2025, foram registrados 423 acidentes apenas na região de Jacarezinho, sendo 115 em Cambará. Embora a maioria seja de baixa gravidade, os casos graves exigem atendimento médico imediato. A orientação é procurar uma unidade de saúde o mais rápido possível após qualquer picada.
Sesa reforça vigilância e prevenção
Além da distribuição dos materiais educativos, a Sesa mantém ações de capacitação das equipes de saúde, monitoramento dos casos e manejo ambiental para reduzir o número de ocorrências.
Desde julho, mais de 2 mil escorpiões foram capturados em operações de busca ativa nos municípios com registros de óbitos.
Para mais informações sobre saúde e prevenção, acesse o portal do Blog do Lago.
Com informações da Assessoria | Foto: SESA-PR