Copel promove workshop de segurança com operadoras de telecomunicações
Copel promove workshop de segurança com operadoras de telecomunicações
A Copel reuniu, nesta quarta-feira (10/9), em Curitiba, representantes de cerca de 40 operadoras de telecomunicações e dados, que atuam nas regiões Leste e Centro-Sul do Paraná, para tratar da segurança no compartilhamento de redes e do ordenamento da fiação aérea no espaço público.
Segurança como prioridade
O gerente da Divisão de Inventário e Fiscalização do Compartilhamento de Estruturas da Copel, Rafael Buckoski, destacou que a segurança é um valor inegociável. “As intervenções têm que convergir para a segurança. Temos que ter o compartilhamento com a segurança”, ressaltou.
O compartilhamento de postes de energia com estruturas de telecomunicações segue normas legais, evitando duplicação de infraestrutura, estimulando a competição entre operadoras e organizando a instalação em espaços públicos. Segundo Buckoski, a Lei Geral das Telecomunicações de 1997 torna o compartilhamento compulsório e a resolução conjunta da Aneel e Anatel 1.044/2022 garante que ele não comprometa a segurança.
Trabalho conjunto e prevenção
Fábio Luiz Pinheiro Maciel, técnico de Segurança no Trabalho da Copel, reforçou a importância da prevenção e da capacitação das equipes das operadoras. “Segurança ninguém faz sozinho. Empresas organizadas não querem acidentes de trabalho. É importante definir boas práticas e aplicá-las”, afirmou.
O projeto Guardião da Vida da Copel foi apresentado como iniciativa voltada à promoção da segurança no trabalho, ressaltando a importância de zelar pela própria segurança e a dos outros.
Procedimentos de segurança
Maciel enfatizou que os profissionais devem seguir ritos básicos de segurança: verificar veículos, equipamentos de proteção individual e materiais de sinalização, além de concluir cursos sobre normas para trabalhos em altura e próximos à rede elétrica. Qualquer situação de risco deve levar à interrupção imediata da atividade. Em caso de acidentes envolvendo energia elétrica, a Copel pode ser acionada pelo 0800 51 00 116 (opção 1).
Integração de ações e inovação
O evento também detalhou a Plataforma de Gestão de Compartilhamento de Estruturas da Copel, utilizada para cadastro e notificação das empresas sobre riscos, regularização técnica e ações programadas, reduzindo tempo de resposta em situações críticas.
O supervisor Wellington Lucas Tondo apresentou os ordenadores de cabos, equipamentos que melhoram a organização da fiação e permitem futuras ocupações ordenadas, identificando as operadoras nos postes.
O gerente de Compartilhamento de Estruturas, Fabrício Salmazo, reforçou que o cuidado com a segurança é prioridade, envolvendo mais de 6 mil profissionais das operadoras de telecomunicações.
O workshop encerrou uma série de reuniões realizadas em 2025 com empresas de telecom que atuam em todas as regiões do Paraná.
Para mais notícias sobre tecnologia e segurança em infraestrutura, visite nossa página de notícias.
Com informações da Assessoria | Crédito das imagens: JP Gomes/Copel