Elefanta Kenya é escoltada pela PRF rumo ao santuário no MT
Elefanta Kenya é escoltada pela PRF rumo ao santuário no MT
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, nesta segunda-feira (7), a escolta da elefanta Kenya durante sua travessia por Foz do Iguaçu (PR), na fronteira com a Argentina. O destino da viagem é o Santuário de Elefantes Brasil (SEB), localizado na Chapada dos Guimarães, no estado do Mato Grosso.
Uma jornada histórica e repleta de cuidado
Kenya, de 44 anos, viveu por quatro décadas no antigo zoológico de Mendoza, na Argentina. Com o fechamento do espaço e a mudança de filosofia de diversos zoológicos argentinos, a elefanta está sendo transferida para um ambiente mais adequado e livre.
Ela é a 11ª elefanta acolhida pelo SEB e a última residente em cativeiro em território argentino. A operação para trazê-la ao Brasil envolveu mais de sete anos de planejamento, protocolos internacionais de segurança, logística de transporte especializada e preocupação total com o bem-estar do animal.
Santuário é referência na América Latina
O Santuário de Elefantes Brasil é o único da América Latina e abriga elefantas resgatadas de situações de cativeiro e maus-tratos. Kenya agora se juntará a outras seis elefantas já acolhidas. Ela é a segunda elefanta africana transferida da Argentina ao Brasil em 2025 — a primeira foi Pupy, em abril.
A PRF tem participado de todas as transferências para o SEB desde 2016. A primeira escolta internacional ocorreu em 2020, com a chegada da elefanta asiática Mara. Em 2022, outras duas — Pocha e Guilhermina — também foram recebidas no santuário.
Essa ação reforça o compromisso da PRF com a proteção da vida e da fauna silvestre.
Quer saber mais histórias inspiradoras? Acesse nossa seção Boas Notícias.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação