Desafios e oportunidades no desenvolvimento de equipes em um setor em expansão, por Tatiana Schuchovsky Reichmann
De acordo com a Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em 2024, 89% das empresas nacionais contaram com indicadores de eficácia em treinamento e desenvolvimento, sendo que o investimento médio por colaborador cresceu 14%, em relação ao ano anterior. A evolução reflete o reconhecimento da capacitação como alavanca de progresso e inovação.
Tais números também reforçam a importância e a valorização dada por parte das companhias a esta área, uma vez que o desenvolvimento de lideranças, a atração e retenção de talentos são pilares fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Líderes bem-preparados promovem um ambiente de trabalho positivo, que atrai e mantém os melhores profissionais, reduzindo custos com rotatividade, aumentando a produtividade e fortalecendo a cultura organizacional.
Mas como realizar a gestão de talentos em um setor em alta, como o de consórcios que, no primeiro trimestre de 2025, bateu recorde em 20 anos, com 1,23 milhão de cotas comercializadas e R$ 105,38 bilhões em negócios – 26% a mais que em 2024?
Como parte deste segmento que acumula recordes e avanços tecnológicos, além do investimento na capacitação de líderes e colaboradores, acredito na necessidade de uma cultura organizacional forte e em estratégias para atrair e reter talentos, garantindo o crescimento sustentável.
Por isso, mantemos em nossa administradora um programa contínuo de treinamento em todos os níveis. Ele é realizado por meio de uma universidade corporativa e de diversos programas e ações internas, que oferecem trilhas de formação e atualização para os colaboradores, desde a sua contratação. Nosso objetivo é formar um verdadeiro time de líderes, e facilitar a adaptação das novas gerações no ambiente de trabalho.
Trata-se de um conjunto de ações interdependentes que, quando bem implementadas, trazem resultados significativos para a organização, garantindo sustentabilidade e evolução a longo prazo. Mais do que administrar uma empresa e obter o alcance de metas de negócio, é preciso também desenvolver o capital humano, visando otimizar o desempenho, engajamento e bem-estar dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais produtivo, motivador e colaborativo, com uma equipe alinhada e focada em garantir o melhor para todos.
*Tatiana Schuchovsky Reichmann é administradora, especializada em gestão empresarial e CEO da Ademicon desde 2020, liderando 450 colaboradores e mais de 8 mil consultores de venda. Em quase 30 anos de empresa, atuou fortemente na área de Marketing e conduziu o desenvolvimento de diversos setores da companhia, como o Pós-Venda, a Contemplação, a Cobrança e o Financeiro. Em 2024, foi eleita a Empresária do Ano, pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – ADVB/PR.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação