Santo do Dia 26 de Maio: São Felipe Neri, o Apóstolo da Alegria
São Felipe Neri é o Santo do Dia em 26 de maio e é celebrado como o “Apóstolo da Alegria”, sendo padroeiro dos educadores e dos comediantes. Sua vida foi marcada por bom humor, compaixão e intensa devoção a Deus, conquistando corações em Roma e transformando vidas através da caridade e catequese.
História de São Felipe Neri
Nascido em 21 de julho de 1515, em Florença, Itália, Felipe Rômulo Neri era de família abastada. Órfão de mãe desde cedo, foi criado pela madrasta. Desde criança se destacava pela alegria, inteligência e bondade. Ainda jovem, foi enviado ao Piemonte para ajudar o primo nos negócios, mas após uma profunda experiência espiritual em uma capela beneditina, descobriu sua vocação sacerdotal.
Renunciando a heranças e riquezas, mudou-se para Roma em 1533. Tornou-se catequista e por mais de 40 anos ensinou o catecismo aos pobres e doentes. Visitava hospitais, lojas e praças públicas, sempre com um sorriso e uma palavra de fé.
O Apóstolo da Alegria e das Confissões
São Felipe Neri ficou conhecido pela alegria contagiante e profundo senso de humor. Perguntava frequentemente: “E quando começaremos a nos tornar melhores?”
Foi ordenado sacerdote em 1551 e se dedicou à confissão, atendendo multidões diariamente, muitas vezes desde a madrugada até à tarde. Possuía o dom de ler os corações dos penitentes e guiá-los com humildade. Celebrava a missa com tanto fervor que era visto em êxtase, até mesmo levitando.
Fundador e missionário de almas
Fundou a Irmandade da Santíssima Trindade e o hospital de Santa Trinitá Pellegrini, que atendeu 145 mil peregrinos durante o Jubileu de 1575. Também criou a Congregação do Oratório de São Felipe Neri, aprovada pelo Papa Gregório XIII.
Sua morte e canonização
Faleceu em 25 de maio de 1595, aos 80 anos, logo após abençoar os sacerdotes ao seu redor. Foi canonizado em 1622. É considerado um dos maiores diretores espirituais e catequistas da Igreja.
Que São Felipe Neri interceda por nós com sua alegria e fé!