Chuvas intensas no litoral e agreste da Região Nordeste nesta quarta 21
A Região Nordeste enfrenta chuvas persistentes e intensas no litoral e agreste nesta quarta-feira (21). Os estados mais afetados são Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba, Sergipe e Bahia, com acumulados previstos entre 30 mm e 100 mm, podendo atingir volumes ainda maiores em pontos específicos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as precipitações resultam da intensa convergência de umidade sobre o Atlântico, combinada ao padrão dos ventos em altitude e às águas quentes do oceano. Essas chuvas, que já ocorrem há vários dias, têm provocado alagamentos, deslizamentos e diversos transtornos para a população, principalmente em áreas com solo encharcado.
Regiões em alerta e volumes registrados
O alerta laranja está ativo para a região metropolitana de Recife, o agreste e a mata pernambucana, além da mata paraibana, leste e agreste de Alagoas e Sergipe. Nas capitais Maceió, Recife e Aracaju, as temperaturas máximas não ultrapassam os 28ºC.
Os maiores volumes de chuva registrados até o momento no Nordeste foram em cidades como Maceió (70,2 mm), Palmares (46,4 mm), Natal (42,6 mm) e Camaratuba (40,6 mm), conforme dados do Inmet.
A recomendação das autoridades é para atenção redobrada em áreas de risco, devido à possibilidade de deslizamentos e enchentes.
As informações são do Inmet.
Com informações do Brasil 61 – Foto: Brasil 61