Santo do Dia 20 de Maio: 1 história inspiradora de São Bernardino de Sena
Santo do dia 20 de maio: a Igreja celebra a memória de São Bernardino de Sena, um dos grandes pregadores do século XV e patrono dos publicitários. Sua história é marcada por fé, coragem e dedicação à Palavra de Deus.
Quem foi São Bernardino de Sena?
São Bernardino nasceu no dia 8 de setembro de 1380, na pequena aldeia de Massa Marittima, em Carrara, Itália. Era de família nobre e ficou órfão muito cedo. Foi criado por duas tias na cidade de Sena, que nutriram nele profunda devoção à Virgem Maria e a Jesus Cristo.
Estudou na Universidade de Sena e, aos 22 anos, deixou a vida mundana para ingressar na Ordem dos Franciscanos. Tornou-se um dos maiores defensores da reforma da ordem, através do movimento chamado “observância”, que promovia o rigor da pobreza franciscana.
O apostolado de São Bernardino e sua devoção à Eucaristia
Aos 35 anos, iniciou seu apostolado de pregação, que se estendeu até sua morte em 1444. Com um estilo direto, leve e acessível, percorreu toda a Itália combatendo heresias, promovendo a paz e fortalecendo a fé do povo. Seus sermões eram registrados por um discípulo, graças a um sistema de taquigrafia desenvolvido por ele mesmo.
Devotíssimo do Santíssimo Nome de Jesus e da Eucaristia, São Bernardino costumava levar uma imagem entalhada do monograma JHS – Jesus Hominum Salvator (Jesus Salvador dos Homens) – que oferecia para os fiéis beijarem após suas pregações. Ele ajudou a popularizar esse símbolo como expressão da fé cristã.
Legado de São Bernardino e sua canonização
Sua vida foi marcada por austeridade, jejuns e longas jornadas de pregação. Faleceu aos 64 anos, no dia 20 de maio de 1444, no convento de Áquila. Apenas seis anos depois, em 1450, foi canonizado pela Igreja. É considerado o patrono dos publicitários italianos e de todos aqueles que anunciam o Evangelho.
Frases impactantes de São Bernardino
- “Ai daqueles que renegam a Deus por uma cabeça de alho.”
- “Quem se alimenta das feras de garras compridas, rói os ossos dos pobres.”
Mesmo diante das calamidades da Europa, como a peste e conflitos políticos, suas pregações restauravam a paz por onde passava. Chegou a realizar atos simbólicos como queimar livros impróprios em praças públicas para combater heresias e pecados sociais.
Links relacionados
- Todos os Santos do Dia – Acompanhe diariamente no Blog do Lago
- Vatican News – Notícias oficiais da Igreja Católica
Com informações do canal de youtube de Mons Edmilson Jose Zanin