Dólar cai para R$ 5,65 nesta terça-feira (20) após rebaixamento dos EUA
O dólar iniciou esta terça-feira, 20 de maio, com queda de 0,25%, sendo cotado a R$ 5,65. A desvalorização da moeda americana está relacionada a fatores externos e internos que afetam o mercado cambial.
Moeda americana perde força no cenário global
O recuo do dólar ocorre em meio a um movimento global de enfraquecimento da moeda frente a outras divisas, tanto de países desenvolvidos quanto emergentes. Esse comportamento foi desencadeado pelo rebaixamento da nota de crédito dos Estados Unidos pela agência Moody’s.
O rebaixamento acendeu o alerta sobre a sustentabilidade da dívida pública americana e a política de juros elevados adotada pelo país. Com isso, investidores passaram a desfazer posições em dólar, pressionando o câmbio para baixo.
Juros altos no Brasil fortalecem o real
Além dos fatores externos, a moeda americana também foi impactada por declarações do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, que defendeu a manutenção dos juros elevados por mais tempo no Brasil.
Essa postura mais rígida em relação à inflação aumentou a confiança dos investidores na economia brasileira e impulsionou o real. A expectativa de rentabilidade mais atrativa nos ativos locais contribuiu para o ingresso de capital estrangeiro e a consequente valorização da moeda nacional.
Mais atualizações sobre economia
Acompanhe outras notícias sobre cotação do dólar, inflação e mercado financeiro em nossa seção de economia.
Com informações do Brasil 61 – Foto: Freepik