A primeira geada de 2025 está se aproximando do Paraná! De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), todas as condições necessárias devem ocorrer na manhã desta terça-feira (29). Entre os fatores essenciais estão: céu claro, umidade baixa, ausência de ventos e temperaturas inferiores a 5ºC.
Condições climáticas para a formação da geada
Segundo a meteorologista Júlia Munhoz, do Simepar, o clima já começa a mudar nesta segunda-feira. As temperaturas mínimas serão registradas à noite e não durante o amanhecer, devido ao avanço de uma frente fria em direção ao Sudeste do Brasil.
Na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, espera-se uma maior cobertura de nuvens, com possibilidade de garoa e chuva fraca. Em contrapartida, uma massa de ar frio e seco predominará sobre a Região Sul, trazendo tempo estável e grande amplitude térmica: madrugadas frias e tardes mais amenas.
Previsão de temperaturas por região
- Sudoeste, Centro-Sul, Sudeste, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba: Mínimas abaixo de 10°C
- Pinhão e Guarapuava: Temperaturas entre 5°C e 6°C
- Metade Norte do Estado: Mínimas entre 11°C e 13°C
- Setor Sul do Paraná (Palmas, General Carneiro, Clevelândia e União da Vitória): Mínimas próximas de 5°C, com risco de geada
Entre terça e quinta-feira, poderá ocorrer geada fraca ao amanhecer, especialmente na terça-feira, favorecida pelo céu limpo. A partir de quarta, o aumento da cobertura de nuvens reduzirá progressivamente essa possibilidade, mas o fenômeno não será totalmente descartado, principalmente em municípios ao Sul e no interior.
Alerta Geada começa em maio
Com a previsão de geadas mais frequentes a partir de maio, será retomado o programa Alerta Geada, desenvolvido pelo IDR-Paraná em parceria com o Simepar desde 1995. O serviço emite alertas aos agricultores e população com antecedência de 24 a 48 horas sobre a ocorrência de geadas no Estado.
Sobre o Simepar
O Simepar mantém uma estrutura robusta com 120 estações meteorológicas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas. Esses dados abastecem órgãos como a Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, apoiando ações de prevenção e resposta a eventos climáticos extremos.
Informações atualizadas sobre o clima para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site oficial: www.simepar.br, com previsões detalhadas por hora.
Com informações da AEN – Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR