Asas da Memória em Foz: descubra grátis a história 🛩️✨

Quatro voluntários e um sonho em comum: divulgar a história de Alberto Santos Dumont com Foz do Iguaçu para cada vez mais pessoas. A partir do dia 1º de março de 2025 (próximo sábado), esse objetivo alcança mais uma etapa. A exposição “Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas” será aberta todos os sábados, no Clube Gresfi, das 8h às 12h. Os interessados não precisam fazer agendamento prévio e a visita é gratuita. O atendimento será feito por voluntários que se uniram para viabilizar a ação. As visitas agendadas continuam sendo realizadas nos outros dias da semana, também de forma gratuita.
São duas salas temáticas. A primeira aborda a trajetória de vida do pai da aviação e curiosidades sobre os inventos dele. Na segunda sala, o enfoque é na passagem de Dumont por Foz do Iguaçu, em abril de 1916. Fotos, peças antigas originais e réplicas das máquinas voadoras desenhadas pelo aeronauta brasileiro estão expostas no espaço. “Sem dúvida, uma das atrações é a mesa de dois metros de altura com cadeiras altas, uma réplica da mesa que Santos Dumont tinha dentro do apartamento dele, em Paris, onde servia os ‘Jantares nas Alturas’,” conta Sílvia Scandalo, uma das voluntárias que mantém a exposição.
A exposição
O acervo da exposição “Asas da Memória: Santos Dumont na Terra das Cataratas” começou a ser reunido oito anos atrás, a partir do encontro de quatro pessoas com o ideal conjunto de divulgar os feitos de Santos Dumont. Depois de visitar uma exposição em Minas Gerais, sobre Santos Dumont, o empresário Sérgio Teixeira, de Foz do Iguaçu, surpreendeu-se com a informação do envolvimento de Dumont com as Cataratas do Iguaçu. Uma amiga em comum, a jornalista Sílvia Scandalo, apresentou-o à jornalista Izabelle Ferrari, pesquisadora do tema, e os três contaram com o apoio da historiadora mineira Maria Margareth Monteiro (falecida no ano passado) para iniciar os trabalhos.
A irmã de Izabelle, Kathlen M. Ferrari uniu-se ao grupo para a criação da exposição que ficou em exibição por dois anos no Ecomuseu da Itaipu e, desde 2021, está instalada no Clube Gresfi. “Essa história precisa ser mais conhecida por moradores e turistas, por isso, nosso maior ideal é que seja construído um espaço de memória dentro do Parque Nacional do Iguaçu, perto da estátua de Santos Dumont,” defende Sérgio Teixeira.
O grupo também conta com o apoio de familiares de Alberto Santos Dumont, de outros museus relacionados a Santos Dumont, no Brasil, e, especialmente, do Museu Cabangu – Casa Natal de Santos Dumont, em Minas Gerais. Até agora, mais de 3500 pessoas já visitaram a exposição, com agendamento e de forma gratuita, no Clube Gresfi, incluindo alunos de escolas públicas e privadas.
Encontro com voluntários
Para preparar os atendimentos aos sábados, os voluntários que mantém o acervo conduziram um treinamento, no último sábado (22), para os demais voluntários que irão receber os visitantes. Foram relembrados detalhes da vinda de Santos Dumont a Foz do Iguaçu, com apresentação de fotos, livros para pesquisa e o documento que embasa todo o trabalho: o relato real de dona Elfrida Engel Nunes Rios (in memoriam), moradora de Foz do Iguaçu que tinha 15 anos quando o aviador esteve na fronteira. A família dela convidou, hospedou e acompanhou Santos Dumont até às Cataratas do Iguaçu, em abril de 1916.
Cerca de 25 pessoas estavam presentes ao encontro, que reuniu descendentes de pessoas que tiveram envolvimento direto com essa história, guias de turismo e integrantes da Associação Cultural dos Artistas Plásticos de Foz do Iguaçu (ACAPI) que estavam em busca de inspiração para produzir obras relacionadas a esse tema.
SERVIÇO
EXPOSIÇÃO “ASAS DA MEMÓRIA – SANTOS DUMONT NA TERRA DAS CATARATAS”
CLUBE GRESFI (Av. Juscelino Kubitscheck, 1872 – Jd. América, Foz do Iguaçu/PR)
AOS SÁBADOS
DAS 8H ÀS 12H
VISITA GRATUITA
SEM NECESSIDADE DE AGENDAMENTO
IDADE LIVRE
CONTATO: 45 99118-6715
Com informações da Assessoria – Fotos: Manu Somavila