São Miguel do Iguaçu em alerta 🚨 Combate à dengue intensificado

O Comitê Municipal Intersetorial de Enfrentamento da Dengue, Zika e Chikungunya de São Miguel do Iguaçu, formada por membros de entidades públicas e privadas, realizou na tarde de terça-feira, 25, na sala de reuniões da prefeitura, a primeira reunião do ano, com o objetivo de avaliar os trabalhos e traçar ações para combater a doença no município.
Um dos primeiros trabalhos será executado na primeira quinzena de março que é o arrastão da dengue, ação que deverá acontecer em todos os bairros da cidade. Haverá divulgação dos dias e locais com carro de som, rádios, igrejas, escolas e demais entidades envolvidas.
Agentes comunitários de saúde vão percorrer as residências solicitando que os moradores recolham o lixo e coloquem em frente suas casas. Eles serão recolhidos pela equipe da prefeitura. “O material recolhido será o eletrônico e reciclável como, por exemplo, garrafas e potes de vidro, lonas, piscinas infláveis, boias, plásticos, caixas de água, brinquedos, entre outros”, informou a presidente do comitê, Darlene Kuhn.
Outra ação que já está acontecendo é o recebimento de lixo eletrônico. “Eles podem ser entregues na ‘casa da dengue’ ao lado da Vigilância em Saúde, na Rua Getúlio Vargas, Centro, local onde funcionava o Serviço de Atendimento Móvel em Saúde (SAMU) ”, disse Darlene.
E pelo 4º ano seguindo será realizado o projeto “Dengue, na minha casa você não tem vez!”. Ele trabalha com alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais, atingindo cerca de 3.000 crianças e suas famílias. Um trabalho da Associação Casa da Amizade (ACA) em parceria com outras entidades e o governo municipal.
Na reunião, foram apresentados ainda os dados referentes ao trabalho dos Agentes de Controle de Endemias (ACE’s) no combate à doença. Eles mostraram que São Miguel do Iguaçu está em estado de alerta de dengue porque, segundo os dados levantados no dia 13 a 18 de fevereiro de 2025, o Índice de Infestação Predial (IIP) foi de 3,7%. O ideal, segundo o Ministério da Saúde, é de até 1%.
O boletim epidemiológico da dengue divulgado nesta terça-feira, 25, pela Secretaria de Saúde aponta 219 casos notificados, destes 71 foram descartados, 25 positivos e 123 em investigação.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação