Deputados aprovam Código Estadual do Autismo: descubra o que isso significa! 🌟🧩

Reunião ocorreu no início da tarde desta segunda-feira (1º), no Auditório Legislativo.

Os deputados que compõem a Comissão Especial responsável pela consolidação das leis tratando de autismo aprovaram nesta segunda-feira (01) emendas apresentadas ao projeto de lei nº 710/2023. A proposta trata da criação do Código Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CEPTEA) da Assembleia Legislativa do Paraná. O relator da matéria, deputado Evandro Araújo (PSD), acatou 12 das 20 emendas apresentadas pelos parlamentares. Aprovado por unanimidade, a expectativa é de que o texto siga para plenário ainda esta semana.

A aprovação foi comemorada por familiares e representantes de instituições que lutam pela inclusão de pessoas com transtorno do espectro autista. É o caso de Amabile Marchi, presidente da União de Pais pelo Autismo. Ela afirmou que o projeto representa um avanço na luta pelos direitos das pessoas autistas. “Nós estamos esperando com muito entusiasmo a aprovação deste Código. Enquanto associação de pais e pessoas autistas, lutamos há muitos anos por esse direito. O Código traz avanços importantes no que diz respeito principalmente ao mercado de trabalho, a pessoa autista na idade adulta, a mulher e questões de segurança pública e de educação. É um marco muito importante”, frisou.

O texto final apresentado pelo relator foi aprovado sem ressalvas pelos membros da Comissão Especial. O deputado Evandro Araújo explicou que, mesmo com as emendas aprovadas, o texto segue o espírito da proposta já conhecida pela sociedade. “Nós procuramos fazer todo o esforço de acolher várias das emendas que foram apresentadas. Claro que gostaríamos de acrescentar mais coisas, mas nosso esforço é para não descaracterizar aquele texto que já foi aprovado, antes das emendas, aqui na Comissão. Queremos manter o espírito que já foi aprovado na primeira fase, mantendo a qualidade e robustez desse texto que é tão conhecido pela comunidade que participou de sua construção”, disse.

Importância

Inédito no País, o Código do Autismo do Paraná traz a junção de 11 leis estaduais em vigor, 43 projetos de lei que estavam em tramitação e mais de 300 contribuições da sociedade civil. O texto foi construído com a participação dos 54 deputados, órgãos governamentais como as secretarias estaduais de Educação e Saúde, Ministério Público do Paraná (MP-PR), Defensoria Pública do Paraná, Ordem dos Advogados do Brasil seção do Paraná (OAB/PR) e a colaboração de 123 entidades da área, dos próprios autistas e mães e pais atípicos. “O Paraná é o primeiro estado no Brasil a aprovar um código como esse, que traz relevantes ganhos, benefícios e propõe toda uma política para os autistas no Paraná”, afirmou Evandro Araújo.

O grupo é presidido pela deputada Mabel Canto (PSDB). Para ela, a aprovação representa um momento especial para a comunidade autista. “Sabemos que precisamos avançar em inúmeros direitos. Vemos a dificuldade das mães, dos pais e responsáveis por todo o Estado. Seja na questão da saúde ou de educação, este código vem pra dar mais respaldo pra comunidade autista”, avaliou Mabel Canto.

Também participaram da reunião as deputadas Luciana Rafagnin (PT) e Flávia Francischini (União) e os deputados Alisson Wandscheer (Solidariedade) e Thiago Bührer (União).

Com informações da Assessoria Alep – Foto: Valdir Amaral/Alep

Related Posts

CAFÉ COLONIAL DE MISSAL

O tradicional Café Colonial de Missal chega a 31ª edição e tem data definida. Será no dia 14 de junho, a partir das 18h, no C

31º Café Colonial de Missal já tem data marcada para junho

  Missal se prepara para mais uma edição do seu tradicional Café Colonial. O evento chega à sua 31ª edição e já tem data definida: será realizado no dia 14…

Leia Mais!
Acesso à Linha Arara recebe asfaltamento

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon está promovendo melhorias no acesso à Linha Arara, especificamente n

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon segue avançando nas obras de infraestrutura na região da Linha Arara, com foco…

Leia Mais!
Inscrições para o VII Campeonato Municipal de Futebol Suíço são prorrogadas

As inscrições para o VII Campeonato Municipal de Futebol Suíço, nas categ

Futebol Suíço Marechal Rondon – inscrições prorrogadas até 22/05

A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), informa que foram prorrogadas até o dia 22 de maio as inscrições para o…

Leia Mais!
Santa Terezinha de Itaipu esteve representada na Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu,

Santa Terezinha de Itaipu marca presença na Assembleia Geral do Conselho de Desenvolvimento

Santa Terezinha de Itaipu esteve representada na Assembleia Geral Ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, realizada nesta sexta-feira (9), no auditório da entidade em…

Leia Mais!
#ESPORTE  Itaipulândia goleia Serranópolis do Iguaçu e mantém invencibilidade na Copa AMOP

A equipe de Itaipulândia venceu mais uma na Copa AMOP de F

Itaipulândia vence por 8×1 e lidera Grupo A da Copa AMOP

A equipe de Itaipulândia segue imbatível na Copa AMOP de Futsal Masculino e conquistou mais uma vitória expressiva na competição. O confronto aconteceu no Ginásio Municipal Levino Elsenbach, onde os…

Leia Mais!
SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE - NOVO ENDEREÇO

A Secretaria de Meio Ambiente está atendendo em novo endereço a partir desta semana. O local é a Rodoviár

Meio Ambiente Missal – novo endereço da secretaria anunciado

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Missal está funcionando em novo endereço a partir desta semana. Agora, os atendimentos ocorrem na Rodoviária Municipal, situada na Rua 07 de Setembro,…

Leia Mais!