Hospital Veterinário em Foz do Iguaçu: Vitória para a causa animal
A implantação do Hospital Veterinário é uma conquista histórica para a causa animal em Foz do Iguaçu, que se torna uma das primeiras cidades paranaenses a oferecer o serviço. O programa prevê atendimento público gratuito para cães e gatos em situação de emergência, o que representa um grande auxílio aos protetores e famílias sem condições financeiras. A vereadora Protetora Carol Dedonatti (PSD), através de articulação e diálogo, conseguiu R$ 2 milhões em emendas ao orçamento e recursos próprios do Município, possibilitando que a prefeitura realizasse a licitação para disponibilizar o serviço.
O programa é destinado a população com menor poder aquisitivo como famílias do CadÚnico, protetores de animais e organizações não governamentais assegurando assistência aos cães e gatos em situação de vulnerabilidade. O Hospital Veterinário oferece serviços de consultas gerais, exames laboratoriais e de imagem, além de procedimentos convencionais e cirúrgicos. O atendimento será realizado por uma clínica veterinária contratada por meio de licitação pública e tem a duração prevista de 12 meses.
Luta antiga
Desde o início da legislatura, a vereadora Protetora Carol vem atuando pela implantação do Hospital, realizando reuniões em busca de apoio e apresentando proposições, como as três indicações ao Poder Executivo. No começo de 2023, junto a lideranças e defensores da causa animal, a Protetora realizou uma campanha de apoio à essa causa que teve mais de mil assinaturas.
A vereadora falou sobre a atuação em defesa da causa animal: “Encerro meu mandato com o sentimento de dever cumprido. Foram quatro anos mostrando e demonstrando ao Poder Executivo que os animais em situação de rua ou vulnerabilidade são uma questão de saúde pública”.
A Protetora Carol Dedonatti também ressaltou: “Eu me sinto extremamente feliz, pois a causa animal teve inúmeros avanços nesses quatro anos do nosso mandato e espero que o próximo prefeito dê continuidade nas políticas públicas conquistadas”.
Mairon Jakson Visnieski, empresário do setor, comentou sobre o serviço: “É uma grande vitória para a causa animal. Principalmente para pessoas de baixa renda que necessitam desse serviço e por muitas vezes não tem recursos para ter um atendimento adequado”.
Com informações da Diretoria de Comunicação – Foto: Christian Rizzi – CMFI