Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
Câmara de Foz do Iguaçu avança na construção da nova sede

    A Câmara de Foz do Iguaçu segue avançando nos procedimentos e nas tratativas para a construção da nova sede. A última ação foi a criação de uma comissão especial para a coordenação, acompanhamento e conclusão dos procedimentos relativos à realização de Concurso Público para escolha de projeto arquitetônico. A atual gestão do Poder Legislativo, presidida pelo vereador João Morales, trabalhou pela retomada do terreno e está deixando toda parte de projeto encaminhada para que o próximo gestor possa efetivar a construção da nova sede da Casa de Leis.

    “Importante termos espaço adequado para população, inclusive para questão de acessibilidade, um local também que seja perto de onde a prefeitura terá seu paço municipal, melhorando também a vida do contribuinte, isso em primeiro lugar. É fundamental para que possamos elaborar os projetos necessários para construção da sede e o novo presidente assumirá com esse estudo pronto e é só dar os passos seguintes. Além dos projetos, deixamos recurso no orçamento para construção da nova sede”, destacou o presidente João Morales.

    A referida comissão é formada por servidores efetivos da Casa: Débora Borges Rengel, Analista Legislativo, como presidente; Paula Padilha Vilela, Agente Administrativo; e Felipe Gomes Cabral, Consultor Jurídico.

     
    Área definida

    A Prefeitura Municipal definiu o espaço destinado a nova sede na área cedida pela União para implantação do Centro Cívico, localizada ao final da rua Pedro Basso entre a BR-227 e a Avenida José Maria de Brito, atrás do prédio da Polícia Federal. Com essa definição, foi realizado um levantamento das necessidades de espaços físicos da Câmara. No momento ocorrem os preparativos para realização do concurso público do projeto, com previsão de lançamento do edital para publicação no 1º bimestre de 2025.

    Para elaboração dos projetos técnicos que viabilizem a futura construção a Câmara cumprirá etapas. De acordo com a comissão, deve ser contratado o Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para a realização de concurso público de arquitetura. Posteriormente, deverá será contratada a vencedora desse concurso para o desenvolvimento dos projetos necessários à concretização da obra. O terceiro passo é o da execução da obra em si, que é feita com base nos projetos e por empreiteira ou construtora, vencedora de licitação.

    Com informações da Diretoria de Comunicação – Foto: divulgação