Santa Terezinha de Itaipu recebe Selo Clima Paraná 2024
Santa Terezinha conquista Selo Clima Paraná 2024
Mais uma importante certificação para a cidade mais sustável do Brasil: Santa Terezinha de Itaipu recebeu o Selo Clima Paraná 2024. O reconhecimento é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), que presta apreciação a entidades públicas e privadas que realizam projetos e programas para reduzir os impactos causados ao meio ambiente. A cerimônia de entrega do título será realizada no dia 4 de dezembro, em Curitiba.
Santa Terezinha foi agraciada na categoria Cidades, voltada exclusivamente para os municípios que se destacam na promoção de iniciativas sustentáveis com base em um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança.
A certificação levou em consideração as realizações da Administração Municipal, como os programas de coleta seletiva (quantidade de coleta e tratamento de resíduos sólidos e lixo orgânico), controle de aterro sanitário, emissão de gases, arborização urbana, ações de educação ambiental, convênios, entre outros critérios.
“Este reconhecimento reforça Santa Terezinha de Itapu como um município comprometido com o bem estar social, com a construção de um futuro próspero, com base na inovação com sustentabilidade”, comemora a prefeita Karla Galende.
Avaliação
Os questionários buscam identificar ações, projetos e programas realizados nos municípios e principais impactos causados pelas mudanças climáticas. São considerados quatro eixos: gestão pública, saúde, meio ambiente e gestão de resíduos sólidos.
Segundo o secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Henrique Zilli, a pasta investe em ações já consolidadas na política ambiental do município. “São iniciativas que vem ao encontro à Política Nacional de Resíduos Sólidos, que, acima de tudo, vem para beneficiar a população, que conta com o município limpo, sustentável e com qualidade de vida”.
O certificado é fornecido pela Comissão de Certificação do Selo Clima Paraná, com validade de 12 meses.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação