Mitos e verdades sobre as azeitonas: o que você precisa saber!
As azeitonas têm sido um alimento essencial em diversas culturas ao longo dos séculos. No entanto, muitos mitos e equívocos cercam este pequeno, mas poderoso fruto. A Vale Fértil, empresa líder no setor de azeitonas no país e com presença nos principais pontos de venda do varejo nacional, separou abaixo alguns mitos e verdades para tirar dúvidas e te auxiliar na hora da compra. Confira:
Azeitona é rica em fibras
VERDADE. Elas são uma ótima fonte de fibras – essenciais para a saúde digestiva e ajudam a manter a sensação de saciedade, o que pode ser benéfico para quem está cuidando da alimentação. E além das fibras, as azeitonas também fornecem gorduras saudáveis, antioxidantes e várias vitaminas. Elas realmente são um superalimento!
Podemos comer azeitonas à vontade
MITO. É preciso ter moderação. Enquanto elas são uma excelente fonte de gorduras saudáveis, vitaminas e antioxidantes, é sempre bom lembrar que o consumo exagerado pode contribuir para a ingestão excessiva de sódio, especialmente quando falamos das azeitonas curadas em salmoura.
Criança não pode comer azeitona
MITO. A Vale Fértil desenvolveu o Olivito, uma azeitona especialmente desenvolvida para crianças no Brasil. O “Olivito” é um produto cuidadosamente concebido, produzido sem salmoura, com menor teor de sódio e azeitonas de tamanhos menores e sem caroço. Esses atributos tornam o produto uma escolha excepcional para os pais que buscam lanches nutritivos para seus filhos.
O processo de desenvolvimento foi resultado de uma pesquisa qualitativa intensiva envolvendo grupos de mães com crianças com idades entre 4 e 13 anos e grupos infantis de 6 a 13 anos. Os resultados dessa pesquisa revelaram que a praticidade e a saudabilidade eram dois dos principais fatores levados em consideração pelos pais na hora de escolher lanches infantis. “Estamos animados com o novo produto, onde houve todo um processo cauteloso de desenvolvimento garantindo segurança e saudabilidade para as crianças. Os pais de crianças apaixonadas por azeitonas já podem garantir o Olivito”, explica Martin Nucete Hernando, Gerente de Nacional de vendas do grupo Vale Fértil.
O valor nutricional muda dependendo do tipo de azeitona
VERDADE. O valor nutricional das azeitonas pode variar dependendo do tipo e do método de cura. Por exemplo, azeitonas pretas geralmente contêm mais gorduras monoinsaturadas, que são benéficas para o coração, enquanto as azeitonas verdes podem ser ligeiramente mais baixas em calorias. Além disso, o processo de cura pode afetar os níveis de sódio e outros nutrientes.
Azeitona faz bem para práticas esportivas
VERDADE. A Vale Fértil lançou recentemente o Oliv Snack Natural, o único snack de azeitona projetado para ser um repositor energético durante atividades físicas. Com apenas 73 calorias por porção e rico em fibras, o produto combina praticidade e saudabilidade, oferecendo uma alternativa nutritiva para atletas. Ele é elaborado de forma 100% natural e passa por um processo de pré-lavagem que reduz o teor de sódio, um diferencial importante para aqueles que buscam uma alimentação mais equilibrada.
“O Oliv oferece um aporte energético ideal, principalmente devido ao seu teor de gordura, das quais cerca de 82% são monoinsaturadas, que são benéficas para o organismo e auxiliam na manutenção de uma vida saudável. Além disso, as azeitonas fornecem ácido oleico, carboidratos, proteínas, polifenóis e vitaminas A e E, que têm uma função antioxidante importante para o desempenho e a recuperação dos atletas”, explica Martín Nucete Hernando.
Ao contrário das azeitonas tradicionais, o Oliv Snack Natural não contém salmoura, caroço ou conservantes químicos, sendo conservado apenas com azeite de oliva e atmosfera modificada.
“Em provas mais longas, preferimos consumir comidas sólidas. Muitos atletas se alimentam de barrinhas de proteína ou géis de carboidrato, que podem se tornar enjoativos com o tempo. Quando comecei a falar sobre a opção de levar azeitonas em corridas de trilha, muitos acharam interessante. Para mim, é uma alternativa excelente, porque os alimentos doces frequentemente enjoam, e eu prefiro comidas salgadas. Além disso, ele é prático para levar”, afirma a influenciadora e atleta profissional, Leticia Saltori.
Grupo Vale Fértil
Fundada em 1991, a Vale Fértil está presente nas principais redes de varejo, atacados e distribuidores do País. Além de líder em vendas de azeitonas no Brasil, a empresa é conhecida por sua seleção de azeites espanhóis e argentinos. As plantações de oliveiras do Grupo Vale Fértil estão localizadas na Argentina, país que deu origem à empresa. Essas plantações são responsáveis por 30% da produção de azeitonas do Grupo, que também tem fornecedores na Espanha, no Peru e no Egito.
Com informações da Assessoria – Foto: divulgação