Convênio de R$ 9 milhões da Itaipu acelera pesca e aquicultura
A Itaipu Binacional promoveu, entre os dias 18 e 24 de outubro, uma série de reuniões com líderes de entidades da pesca artesanal e profissional na região lindeira ao reservatório de Itaipu. Durante esses encontros, foi detalhado o convênio de R$ 9 milhões firmado entre a Itaipu Binacional e o Itaipu Parquetec, com o objetivo de gestionar a pesca artesanal e a aquicultura familiar, oferecendo assessoria técnica, administrativa e gestão de informações socioeconômicas e ambientais.
As visitas no Estado do Paraná passaram por importantes associações e colônias, como a Associação de Pescadores e Piscicultores do Lago de Itaipu de Foz do Iguaçu (APLIFI), a Colônia de Pescadores Itaipulandiense, e a Associação dos Pescadores Artesanais de Guaíra (AGUA), entre outras. Todos os participantes foram convidados para o lançamento oficial do convênio, que ocorrerá na segunda-feira (11) em Matinhos, litoral paranaense, reunindo 200 pescadores e aquicultores.
O engenheiro de pesca da Itaipu, Rinaldo Ribeiro, destacou a importância das reuniões para esclarecer boatos sobre o cancelamento de contratos com as colônias de pescadores. Segundo Ribeiro, não houve cancelamento, mas sim uma reestruturação contratual para unificar os contratos em um único convênio, facilitando o desenvolvimento das atividades com o apoio de instituições como o Instituto Neotropical de Pesquisas Ambientais (INEO) e a Unioeste.
Gilberto Hilger, pescador profissional de Mercedes, expressou sua gratidão pela renovação da parceria, destacando que os recursos permitirão a aquisição de redes de pesca e outros materiais, melhorando a qualidade de vida dos pescadores e reduzindo custos operacionais.
As reuniões também esclareceram as principais demandas dos pescadores das colônias e associações da pesca e aquicultura da região. Entre as demandas estão a adequação da infraestrutura dos Pontos de Pesca, a qualidade ambiental dos pontos, equipamentos e insumos para pesca e beneficiamento do pescado, capacitações técnicas e fortalecimento de parcerias, além da certificação sanitária da produção.
O lançamento oficial do convênio será realizado em Matinhos, e espera-se a participação de 200 pescadores e aquicultores. Simone Benassi, gerente da Divisão de Reservatório da Itaipu, explicou que o evento foi organizado em Matinhos para promover uma troca de experiências entre pescadores, especialmente devido ao processo diferente de comercialização do pescado no litoral paranaense.
O convênio visa promover o desenvolvimento sustentável das comunidades pesqueiras, alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, em particular os ODS 1, 2, 8 e 6. A iniciativa também abrange a alocação de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e conservação ambiental, atendendo tanto municípios no Paraná quanto 35 municípios do Mato Grosso do Sul, considerados estratégicos para o projeto.
Com informações da Assessoria