Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
📢 Justiça Eleitoral convoca intérpretes de Libras para mesários em Curitiba e outras cidades

    A Justiça Eleitoral do Paraná convida intérpretes de língua brasileira de sinais (Libras) para atuarem como mesários nas Eleições Municipais de 2024, que acontecem no dia 6 de outubro e, em caso de segundo turno, no dia 27 de outubro. Os Cartórios Eleitorais solicitam a participação de profissionais da área, em especial nos municípios de Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel, Maringá, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Londrina.

    Com esse propósito, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Sigurd Roberto Bengtsson, já havia realizado, em junho, uma reunião com entidades, escolas e intérpretes de Libras. A inclusão de pessoas com deficiência nas eleições como eleitoras e como mesárias faz parte dos pilares da Gestão 2024/2025, que busca contribuir com uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

    Benefícios

    Entre as vantagens de trabalhar nas eleições, estão o direito à meia-entrada em eventos culturais e esportivos, horas complementares em cursos de universidades conveniadas, vale refeição no valor de R$ 60,00, dispensa do serviço pelo dobro dos dias de trabalho prestado à Justiça Eleitoral (sem prejuízo de salário) e isenção do pagamento de taxa de inscrição e vantagem no critério de desempate em concursos públicos (se previsto em edital).

    Como se inscrever

    Basta entrar no site do TRE-PR, na aba “Serviços Eleitorais”, selecionar a opção “Mesário” e clicar em “Faça sua inscrição”. No formulário de inscrição são solicitadas informações como nome completo, nome da mãe, data de nascimento, e-mail, CPF ou Título Eleitoral, endereço, telefone e grau de escolaridade. Ao final, é preciso informar ainda se é estudante, se possui alguma deficiência, se é intérprete de Libras e se já foi mesário.

    Com informações da Assessoria – Foto: divulgação