🚨 Novo Projeto de Lei 2334/24: Regras Rigorosas para Preservar o Pantanal!

Audiência Pública - Reservas Particulares de Patrimônio Natural. Dep. Camila Jara (PT - MS)

O Projeto de Lei 2334/24 institui normas gerais de proteção e conservação do bioma Pantanal, unificando regras previstas em leis estaduais de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul. A proposta, da deputada Camila Jara (PT-MS), está em análise na Câmara dos Deputados.

“Devemos direcionar esforços para a necessidade urgente de garantir que as populações indígenas, do homem pantaneiro e das comunidades ribeirinhas, quilombolas e tradicionais sejam respeitadas”, defende Camila Jara.

A parlamentar lembra ainda que o bioma vem sofrendo graves impactos nas últimas décadas. “Os incêndios florestais devastaram mais de 26% do território em 2020, afetando 75 milhões de vertebrados e 7,5 milhões de invertebrados, de acordo com relatório do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)”, exemplifica.

Diretrizes
O projeto delimita o bioma pela bacia hidrográfica do rio Paraguai, com o estabelecimento de diretrizes e objetivos para a proteção, a restauração e o uso sustentável do ecossistema. O Pantanal é reconhecido como a maior planície de inundação contínua do planeta e também foi declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco.

A fim de impulsionar o desenvolvimento sustentável da região, o texto observa a proteção ambiental desde a perspectiva dos povos tradicionais do Pantanal, do homem pantaneiro e dos setores produtivos da região.

O projeto determina ainda a formulação de zoneamento ecológico-econômico do Pantanal, compreendidas as demais áreas da bacia do Alto Paraguai. Entre outros pontos, o zoneamento deverá observar a regularização fundiária; a criação de unidades de conservação, com meta de conservação de 30% para o ambiente terrestre; o reconhecimento dos direitos territoriais de comunidades tradicionais e povos indígenas; e a organização de polos industriais não poluidores e de bioeconomia.

Marcelo Camargo/Agência Brasil

Combate a incêndio no Pantanal em junho de 2024

O texto também estabelece diretrizes para prevenir e controlar o desmatamento. Camila Jara propõe a criação de um programa de compensação de reserva legal dentro da bacia do Alto Paraguai, por colaboração entre Poder Executivo federal e estaduais, a fim de fomentar a criação de corredores de biodiversidade.

A fim de proteger o Pantanal, o projeto proíbe atividades como a construção de intervenções que impeçam o fluxo das águas, o cultivo de espécies exóticas de peixes, o plantio de cana-de-açúcar e o licenciamento ambiental de empreendimentos hidrelétricos nas áreas restritas, exceto nos casos de utilidade pública.

O projeto traz ainda diretrizes sobre vias de transporte, mineração, manejo do fogo e incentivo ao turismo sustentável. Por fim, cria o Selo de Sustentabilidade do Pantanal, para reconhecer pessoas físicas e empresas que conduzam ações de desenvolvimento sustentável, e fortalece as penas para as violações.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais; de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Related Posts

Abertas as inscrições para o treinamento de segurança na operação de caldeiras

Capacitação terá início no dia 8 de maio e é gratuita

A prefeitura de

Curso gratuito de segurança na operação de caldeiras em Marechal

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece mais um importante curso à comunidade rondonense. Trata-se do treinamento de segurança na operação de caldeiras,…

Leia Mais!
37º Festa das Nações em Mundo Novo esta cada vez mais perto!!!
#mundonovo 

Dia 10 de maio show com Dj Chris no Beach + Léo Bueno e Júlio César;
Dia 1

Festa das Nações em Mundo Novo: Shows e R$ 60 mil em prêmios 🎉🎶

37º Festa das Nações em Mundo Novo esta cada vez mais perto!!! #mundonovo Dia 10 de maio show com Dj Chris no Beach + Léo Bueno e Júlio César; Dia…

Leia Mais!
TCE-PR orienta Santa Terezinha de Itaipu sobre assistência social

Santa Terezinha de Itaipu entre os municípios que devem melhorar assistência social

Santa Terezinha de Itaipu está entre os 16 municípios do Paraná que receberam recomendações do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para aprimorar a gestão da área de…

Leia Mais!
Estão abertas as inscrições para o curso de cuidador de idoso em Marechal Rondon

Capacitação é gratuita e terá carga horária de 160 horas

O Governo

Curso gratuito de Cuidador de Idoso abre vagas urgentes 🧓🎓

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR), em parceria com a Agência do Trabalhador (SINE), a prefeitura de Marechal Cândido Rondon,…

Leia Mais!
Moradores do setor 3 devem depositar galhos, entulhos e rejeitos em frente às residências até 4 de maio

Recolha terá início no dia 5

A Secretaria de

Recolha de entulhos no setor 3 tem prazo final! 🚛⏳

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Sustentável de Marechal Cândido Rondon segue com os trabalhos de recolha setorizada de galhos, entulhos e rejeitos na sede do município. Agora, é…

Leia Mais!
Prefeitura promove capacitação com foco em assistência social

Na tarde desta quinta-feira (24), a prefeitura de Marechal Cândido Rondon realiza o pla

Gestão Transparente reúne lideranças em capacitação urgente 📊⚠️

Na tarde desta quinta-feira (24), a prefeitura de Marechal Cândido Rondon realiza o planejamento de formação “Gestão Transparente”, promovido pela Secretaria de Assistência Social. O evento conta com a presença…

Leia Mais!