Abertura de Empresas no Paraná em Tempo Recorde: Apenas 8 Horas e 31 Minutos 🚀📈

Sem burocracia: Paraná mantém tempo de 8h para abertura de empresas pelo 5º mês seguido


A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) levou 8 horas e 31 minutos, em média, para a abertura de empresas no mês de julho. Essa marca é muito similar da alcançada no mês anterior (8h37) e mantém o Estado como o 2º mais rápido do País. O dado está no relatório da Jucepar divulgado nesta sexta-feira (2), a partir dos números da Redesim, do governo federal. Foram 6.757 solicitações processadas no mês passado.

O Paraná está à frente de Tocantins (9 horas e 13 minutos), Bahia (9 horas e 42 minutos), Pernambuco (11 horas e 56 minutos), Rio Grande do Sul (16 horas), Santa Catarina (24 horas), São Paulo (1 dia e 4 horas), Rio de Janeiro (1 dia e 6 horas) e Minas Gerais (1 dia e 13 horas). No Brasil, o tempo médio de abertura de empresas foi de 24 horas.

Julho foi o quinto mês consecutivo com a marca de 8 horas no Paraná e o quarto mês em que a Jucepar ocupa a 2ª posição do ranking nacional. Em janeiro de 2019, por exemplo, esse tempo era de 8 dias e 18 horas no Paraná.

Na liderança do ranking de julho está o Sergipe, com 5 horas e 37 minutos para o registro de uma nova empresa no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Apesar do destaque, o Sergipe teve 12 vezes menos volume de processos para analisar do que o Paraná, com apenas 539 pedidos de abertura de empresas.

O tempo total de abertura de empresas e demais pessoas jurídicas leva em consideração o tempo na etapa de viabilidade, na validação cadastral que os órgãos efetuam e na efetivação do registro, com a obtenção do CNPJ. Nesse cálculo não são considerados os tempos de inscrições municipais ou estaduais e nem a obtenção de licenças para o funcionamento do negócio.

Um destaque é o tempo de consulta e viabilidade do nome, que é o menor do ano, com apenas 3 minutos. Já o tempo médio de registro é de apenas 1h e 53 minutos no Paraná.

O presidente da Jucepar, Marcos Rigoni, afirma que essa posição do Paraná no ranking nacional é resultado do investimento que o governo estadual vem fazendo para tornar mais céleres os processos para o empresariado. 

“Somos o terceiro estado com maior movimento no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Minas Gerais. Desde o início do ano a Jucepar tem mantido um tempo médio de abertura de empresas abaixo de 10 horas, consistentemente, entre as primeiras posições do ranking nacional”, diz Rigoni. “Este resultado demonstra nosso compromisso contínuo com a eficiência e agilidade nos processos, contribuindo para um ambiente empresarial mais favorável e competitivo no Paraná”.

AÇÕES – Nos últimos anos, o governo paranaense tem adotado uma série de ações que tornam mais rápido os serviços que o empreendedor precisa para abrir, reenquadrar e fechar empresas. Atualmente, todos os processos são digitais no Estado, o que o torna pioneiro na adoção de um sistema informatizado. O Empresa Fácil é um sistema online para abertura, alteração cadastral e encerramento de inscrição de empresas junto ao Cadastro Municipal, integrado à Rede SiM, que é de âmbito federal, estadual e municipal.

Em paralelo existe à disposição dos empresários o Descomplica Paraná, um programa que desburocratiza o processo de abertura de empresas e emissão de licenças e alvarás. Em 31 de janeiro deste ano começou a vigorar o Decreto nº 3.434 – mais conhecido como Decreto do Baixo Risco, que dispensa 771 atividades de licenciamentos nos órgãos públicos por serem considerados de baixo risco.

Com informações da AEN – Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Related Posts

Mercedes vai ganhar um frigorífico de peixes!

Com geração de 60 empregos diretos, a empresa Copplider, com sede em Cuiabá, está instalando sua nova

Frigorífico de peixes em Mercedes vai gerar 60 empregos

O município de Mercedes, no oeste do Paraná, está prestes a dar um salto em sua economia com a chegada de um novo empreendimento: um frigorífico de peixes com previsão…

Leia Mais!
a4ec976a e204 4f5f 9d29 61a1dbd546c1

Monumento a Santa Teresinha: 7 motivos para apoiar essa proposta

  Santa Terezinha de Itaipu poderá ganhar um novo símbolo de fé, cultura e desenvolvimento econômico: o vereador Alexandro Tavares Pereira (PSDB), juntamente com outros parlamentares, indicou ao prefeito Antonio…

Leia Mais!
A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclarece que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em área pública invadida de for

Prefeitura de Foz esclarece retirada em área invadida no Três Lagoas

  A Prefeitura de Foz do Iguaçu esclareceu neste domingo (11) que a ação de retirada de barracos e lonas no bairro Três Lagoas foi realizada em uma área pública…

Leia Mais!
ChatGPT Image 10 de mai. de 2025 20 16 11

Copel mobiliza 57 equipes, mas não explica queda de energia em Santa Terezinha

  A Companhia Paranaense de Energia (Copel) divulgou neste sábado (10) uma nota oficial informando os esforços para restaurar o fornecimento de energia no Oeste do Paraná, severamente afetado por…

Leia Mais!
CAFÉ COLONIAL DE MISSAL

O tradicional Café Colonial de Missal chega a 31ª edição e tem data definida. Será no dia 14 de junho, a partir das 18h, no C

31º Café Colonial de Missal já tem data marcada para junho

  Missal se prepara para mais uma edição do seu tradicional Café Colonial. O evento chega à sua 31ª edição e já tem data definida: será realizado no dia 14…

Leia Mais!
Acesso à Linha Arara recebe asfaltamento

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon está promovendo melhorias no acesso à Linha Arara, especificamente n

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon

4 Melhorias no Acesso à Linha Arara em Marechal Cândido Rondon A Prefeitura de Marechal Cândido Rondon segue avançando nas obras de infraestrutura na região da Linha Arara, com foco…

Leia Mais!