Portal Blog do Lago

Portal de Notícias da Tríplice Fronteira, com ênfase nas notícias e acontecimentos mais importantes da micro região oeste do Paraná: Foz, STI e SMI.
7 Curiosidades Incríveis sobre o Chocolate 🍫🤔

    O cacau é um alimento tipicamente brasileiro, conhecido por sua crocância, sabor e versatilidade, mas principalmente por dar origem ao famoso e irresistível chocolate, afinal, não há como pensar em um, sem lembrar do outro, certo?

    Por si só, o fruto já possui benefícios nutricionais variados, como vitaminas (A e B) e minerais importantes para a saúde, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, cobre e potássio. Mas, com o passar dos anos, o que antes, era triturado e servido apenas como bebida, hoje, tornou-se cativante, conquistando os corações e paladares nos mais diversos territórios, e passando a compor opções de receitas que incluem chocolate ao leite, amargo, meio amargo e branco. O encanto é tamanho que o cacau ganhou um dia para chamar de seu: 26 de março é comemorado o Dia do Cacau. E para celebrar o surgimento desse alimento tão especial e sua conexão deliciosa com o chocolate, a marca Jasmine, referência em alimentação saudável, responde as principais dúvidas sobre ambos. Confira!

    1. Chocolate faz bem para a saúde?

    O chocolate, especialmente o amargo, com alto teor de cacau, contém antioxidantes e pode ter benefícios para a saúde cardiovascular. No entanto, seu consumo deve ser feito com moderação como parte de uma dieta equilibrada, já que consumir grandes quantidades de chocolate com alto teor de açúcar e gordura pode ser prejudicial para a saúde.

    1. Como saber se um chocolate me agradará?

    O teor de cacau é um fator-chave para determinar o sabor e a intensidade do chocolate. Quanto mais alto o teor, mais acentuado será o sabor. Os chocolates também podem conter outros ingredientes como nozes, frutas secas, especiarias e até mesmo ingredientes adicionais, criando sabores únicos.

    Mais do que teor de cacau, a composição de cada tipo de chocolate varia em açúcar, leite e outros ingredientes. A opção ao leite, por exemplo, pode levar leite em pó ou condensado, enquanto o chocolate meio amargo possui um teor de cacau mais elevado e menos açúcar. Já o chocolate amargo, possui ainda mais cacau e ainda menos açúcar. Diferentemente dos demais, o chocolate branco não é feito a partir dos grãos, mas sim da manteiga de cacau.

    1. Quem tem intolerância ao glúten pode consumir chocolate?

    O cacau é produzido a partir das sementes do próprio fruto, que é naturalmente livre de glúten, e é um dos ingredientes dos chocolates encontrados nos mercados. No entanto, para ter a garantia de que não foi adicionado nenhum produto com glúten na fórmula de biscoitos, barras ou outros alimentos feitos a partir do cacau, é necessário verificar se o rótulo do produto traz a inscrição “sem glúten” ou “glúten free”. Pessoas com intolerância não devem arriscar consumir o produto se não houver esta informação no rótulo.

    1. O chocolate branco é igual a todos os outros?

    O chocolate branco não contém massa de cacau, que é o componente que dá ao chocolate suas propriedades características. Em vez disso, é feito de manteiga de cacau, leite e açúcar, e tem sabor e composição diferentes dos chocolates tradicionais.

    1. Chocolate causa acne?

    Não há evidências sólidas que comprovem que o chocolate cause acne. No entanto, algumas pessoas podem ser sensíveis ao consumo excessivo de açúcar, que pode influenciar a saúde da pele.

    1. Qual a melhor opção de chocolate saudável?

    Essas opções podem ser úteis para quem está buscando opções de chocolates mais saudáveis, tais como:

    Chocolate Amargo com Alto Teor de Cacau: O chocolate amargo, com teor de cacau acima de 70%, geralmente contém menos açúcar e mais antioxidantes naturais do cacau. Isso pode contribuir para um sabor mais intenso e menos dulçor.

    Chocolates Pequenos ou Porções Controladas: Optar por chocolates em pequenas porções pré-determinadas pode ajudar a controlar a ingestão calórica e evitar excessos.

    Chocolate Vegano: Não contêm leite na sua composição, por isto não contém a lactose.

    1. Por que o chocolate promove um efeito calmante?

    Muitas pessoas relatam que o chocolate promove efeito calmante. Isso pode estar relacionado à presença de compostos no chocolate, como a teobromina e o triptofano. A teobromina é um estimulante suave que pode ter efeitos relaxantes no corpo, sem causar a mesma agitação que a cafeína. O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor associado ao humor e ao relaxamento.

    Além disso, o ato de consumir chocolate também pode desencadear sentimentos de conforto e prazer devido à liberação de dopamina, o neurotransmissor associado à sensação de recompensa. A combinação desses fatores pode contribuir para a percepção de que o chocolate tem propriedades calmantes.

    No entanto, é importante notar que os efeitos do chocolate podem variar de pessoa para pessoa, e o efeito calmante do chocolate também pode ser influenciado por fatores psicológicos e emocionais.

    Agora que você já sabe as curiosidades sobre o chocolate, é hora de escolher suas opções favoritas.

    4426009f970256b10bdd24e437b06f38 mediumbe6f980181150cc3fa3adda47ffd1870 mediumOs produtos Jasmine entregam, além de mix de ingredientes saudáveis, todo o sabor do cacau.  A marca, referência em alimentação saudável há 34 anos, possui em seu portfólio snacks saudáveis e deliciosos como o Biscoito Integral Sou Sweet Cacau e Cereais, feito com 36,8% de ingredientes integrais e adoçado com açúcar mascavo, rico em micronutrientes, carboidratos complexos e fibras, além do Cookie Integral Chocolate com Gotas, sem adição de leite ou derivados, vegano e perfeito para ser consumido a qualquer momento.

    07133bcdb2d0f55022cd12c43631d110 mediumOutro destaque da marca é a Granola sem Glúten Castanha e Cacau, contém ingredientes selecionados proporcionando uma combinação ideal de cereais com castanha-do-Pará, amêndoas e cacau. Pode ser consumido puro, com frutas, iogurte, ou ainda como cobertura de sobremesas e no preparo de bolos. Uma delícia para saborear, feita para aqueles que contém restrições e até mesmo aos que optam por produtos sem glúten no dia a dia.

    2ae8a9d0a159776d4e50efa872af5cea mediumE com textura macia e sabor envolvente, o Bolo sem Glúten Chocolate com Gotas é aquele parceiro ideal para saciar a fome a qualquer hora do dia, embalado com atmosfera protetora que preserva a integridade do alimento, não possui glúten e conta com os benefícios da aveia e do cacau em sua fórmula.

    Vale lembrar que Jasmine segue a legislação com 100% das embalagens livres de excessos, isto é, clean label ou ’rótulo limpo’, com o objetivo de oferecer ao consumidor produtos realmente saudáveis, com ingredientes cuidadosamente selecionados, oferecendo opções . Confira, ainda, receita produzida com ingredientes da marca. Aprenda a preparar Trufa Plant-Based com Granola.

    8fe73460c1f1ecec2b01dc633dbd15a8 medium

    Ingredientes:

    • 1 xícara (chá) de tâmaras picadas
    • ½ xícara (chá) de bebida vegetal de sua preferência
    • ½ xícara (chá) de chocolate 70% cacau
    • ½ xícara (chá) de granola integral tradicional Jasmine
    • 1 colher (sopa) de cacau em pó
    • ½ colher (chá) de sal atlantis Jasmine
    • ½ colher (café) de canela em pó

    Modo de Preparo:

    Deixe as tâmaras picadas de molho na bebida vegetal por 30 minutos.

    – Em seguida, escorra e disponha em um processador junto aos demais ingredientes

    – Bata até atingir uma consistência uniforme e deixe descansar por 30 minutos

    – Em seguida, unte as mãos com um fio de óleo vegetal e molde as bolinhas. – Por fim, passe-as na granola jasmine de sua preferência.

    Para conhecer o portfólio completo acesse www.jasminealimentos.com.

    Sobre a Jasmine Alimentos

    Com mais de 30 anos de história, a Jasmine Alimentos é pioneira na fabricação de produtos saudáveis e foi a primeira empresa a produzir granolas no Brasil. Hoje a marca possui um portfólio completo que conta com produtos nutritivos de verdade e sem lupas de excesso, distribuídos em uma linha integral completa, composta por itens integrais, orgânicos e zero açúcar e uma linha especial sem glúten. Desde setembro de 2022, a marca pertence à M. Dias Branco – líder nacional em massas e biscoitos, companhia que possui mais de 17 indústrias e 28 centros de distribuição instalados em diferentes estados brasileiros, assim como processos de exportação para mais de 40 países.

    Com informações da Assessoria – Foto: Marca Jasmine – Divulgação