🚨 Novo Cadastro Nacional para Drogas Experimentais no Câncer: O Que Isso Significa para Pacientes e Pesquisa? 💊

Deputada Rosangela Moro fala ao microfone

A Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados aprovou projeto do deputado Zucco (PL-RS) que cria um cadastro nacional de pesquisa sobre drogas experimentais para o tratamento do câncer.

O objetivo é divulgar em todo o país, de forma sistematizada, os protocolos abertos de pesquisas de drogas experimentais em oncologia já validadas pelas normas de ética médica.

O texto foi aprovado na forma de um substitutivo apresentado pela relatora, deputada Rosangela Moro (União-SP), ao Projeto de Lei 18/23. O substitutivo inclui a medida na Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer, em vez de criar lei independente, e deixa o texto mais enxuto, deixando detalhes para regulamentação posterior.

Na avaliação de Rosangela Moro, a criação do cadastro permitirá que profissionais de saúde e pacientes tenham acesso a tratamentos inovadores, aumentando as chances de sucesso terapêutico e possibilitando a escolha de tratamentos mais adequados ao tipo de câncer.

“A centralização dessas informações democratiza o acesso a novas opções de tratamento e fortalece a pesquisa clínica no país”, afirmou a relatora. “Importante ressaltar que o projeto não gera ônus aos cofres públicos, pois utilizará estruturas já existentes.”

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Anteriormente, a proposta foi aprovada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Related Posts

Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!
Oficinas de Dança são retomadas em Missal 

Ainda há vagas para alunas com 04 anos de idade

As oficinas de Dança, disponibilizadas pelo Departamento

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos

Oficinas de Dança em Missal – Vagas para crianças de 4 anos As Oficinas de Dança em Missal, promovidas pelo Departamento de Cultura, foram oficialmente retomadas e estão com vagas…

Leia Mais!
Paraná reduz em 64% o desmatamento ilegal, indica Fundação SOS Mata Atlântica

Paraná reduz desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% em 2024

  O Paraná reduziu o desmatamento ilegal da Mata Atlântica em 64% entre 2023 e 2024. De acordo com o Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, produzido pela Fundação…

Leia Mais!
QUARTA-FEIRA TEM HORÁRIO ESTENDIDO NAS UBS

O Município de Guaíra, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça para a população guairense que n

4 serviços no horário estendido das UBS em Guaíra

  Atenção, moradores de Guaíra: nesta quarta-feira, 14 de maio de 2025, acontece mais uma edição da campanha de Horário Estendido nas Unidades de Saúde da Família (USFs). A iniciativa…

Leia Mais!
Convênio entre Cohapar e Sanepar vai levar banheiros a mais de 3 mil residências

Programa Banheiro em Casa beneficia 3.419 famílias no Paraná

  Uma parceria entre a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) e a Sanepar está transformando a realidade de milhares de famílias paranaenses por meio do programa Banheiro em Casa….

Leia Mais!
Você sabia?

A Av. Paraná registrou 334 acidentes só em 2024, sendo a 5ª via com mais ocorrências em todo o Paraná!

Evitar um acidente é garantir que

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança

334 acidentes na Av. Paraná em 2024 acendem alerta sobre segurança A Avenida Paraná, uma das principais vias de Foz do Iguaçu, registrou um total de 334 acidentes somente em…

Leia Mais!