🚨 Improbidade Administrativa: Descumprimento de Piso Salarial Pode Levar a Punições Severas! ⚖️

Deputado Rogério Correia fala ao microfone

A Comissão de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou projeto que caracteriza como improbidade administrativa descumprir normas que regulamentam piso salarial profissional ou frustrar a implementação dos pagamentos dos pisos.

Conforme a Lei da Improbidade Administrativa (lei 8.429/92), a pena ao agente público responsável é o pagamento de multa e a proibição de contratar com o poder público ou de receber benefícios ou incentivos por quatro anos.

O texto aprovado é um substitutivo apresentado pelo relator, deputado Rogério Correia (PT-MG), ao Projeto de Lei 961/23, da deputada Professora Luciene Cavalcante (Psol-SP) e outros parlamentares.

O substitutivo aprimorou a redação da proposta, deixando-a mais concisa e direta. Retirou ainda, do texto original, a parte que também considerava ato de improbidade deixar de complementar o Fundeb. Essa complementação é feita pela União aos estados com menos investimentos em educação. Parte desse valor vai para a remuneração dos profissionais da educação básica.

Determinação constitucional
Ao apresentar a proposta, Professora Luciene Cavalcante apontou resistência por parte de autoridades públicas em realizar o pagamento do piso salarial a profissionais como professores.

Rogério Correia lembrou que a Constituição determina a previsão em lei de pisos salariais para agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, parteiras e profissionais da educação pública.

“Ora, essa determinação constitucional não é um mero conselho ou diretriz”, afirmou o relator. “Pisos salariais são instrumentos essenciais para garantir uma remuneração mínima digna, protegendo os mais vulneráveis contra a precarização do trabalho.”

Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a medida precisa ser aprovada pelos deputados e pelos senadores.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Natalia Doederlein

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

Related Posts

Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos | Foz do Iguaçu

O diretor Arlênio Boaroli e a servidora Taynara Cristina da Silva estão participando dest

Santa Terezinha de Itaipu marca presença no Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos

  Santa Terezinha de Itaipu está representada no Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos, que acontece em Foz do Iguaçu. O diretor Arlênio Boaroli e a servidora Taynara Cristina da Silva…

Leia Mais!
Marechal Cândido Rondon mantém transmissão sustentada da dengue

A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do setor de Epidemiologia,

Marechal Cândido Rondon entra em transmissão sustentada da dengue

  A Secretaria de Saúde de Marechal Cândido Rondon, por meio do setor de Epidemiologia, informa uma mudança significativa no cenário epidemiológico da dengue no município. Segundo relatório da Secretaria…

Leia Mais!
unnamed1

2 cervejas do Paraná vencem prêmio internacional

O Paraná segue como referência no turismo gastronômico e agora ganha destaque também no cenário internacional. Duas cervejas artesanais do Estado foram premiadas com medalha de ouro na 16ª edição…

Leia Mais!
Está aberta a Campanha de Atualização dos Rebanhos 2024 

Se você possui bovinos, suínos, aves, peixes ou colmeias, precisa atualizar seu rebanho até

Atualização dos Rebanhos 2024: Não perca o prazo!

Está aberta a Campanha de Atualização dos Rebanhos 2024, e se você possui bovinos, suínos, aves, peixes ou colmeias, é fundamental atualizar seu rebanho até o dia 30 de junho!…

Leia Mais!
Abertas as inscrições para curso de informática voltado a pessoas com 40 anos ou mais

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (5), as inscrições

Curso Gratuito de Aplicativos Básicos em Informática em Marechal Cândido Rondon – Inscrições Abertas

Curso Gratuito de Informática Básica em Marechal Cândido Rondon – Inscrições Abertas Estão abertas, a partir desta segunda-feira (5), as inscrições para o curso gratuito de Aplicativos Básicos em Informática:…

Leia Mais!
Método Wolbachia: Londrina e Foz do Iguaçu vão ampliar projeto para 100% do território

Método Wolbachia será expandido em Foz do Iguaçu e Londrina

O Método Wolbachia, estratégia inovadora de combate à dengue e outras arboviroses, será expandido para 100% dos territórios de Foz do Iguaçu e Londrina. A iniciativa foi confirmada pelo Ministério…

Leia Mais!