🌱 Projeto de Lei 1044/24: Medidas Socioeducativas Ambientais para Jovens Infratores 🌿

Deputado Clodoaldo Magalhães fala ao microfone

O Projeto de Lei 1044/24 permite ao juiz estabelecer medidas socioeducativas relacionadas ao meio ambiente para jovens infratores que tenham cometido crimes contra animais, idosos, crianças, adolescentes e meio ambiente.

O infrator poderá escolher entre o plantio de árvores em áreas urbanas, a conservação de jardins públicos em áreas urbanas ou o plantio de jardins com conservação, incluindo hortas.

As medidas socioeducativas são aplicáveis a adolescentes com idade entre 12 e 18 anos incompletos que tenham cometido um ato infracional. Estas medidas estão previstas no artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e podem incluir: advertência, obrigação de reparar o dano, prestação de serviços à comunidade, liberdade assistida e semiliberdade.

Ao incluir medidas relacionadas ao meio ambiente, o projeto estabelece que essas atividades serão supervisionadas por profissionais capacitados e realizadas em locais determinados pelo juiz responsável pelo caso, visando garantir a efetividade das ações.

O autor da proposta, deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE), explica que a iniciativa oferece uma alternativa para ressocializar os infratores e promove a conscientização sobre a importância da conservação ambiental. “É uma forma de unir a necessidade de punição com a oportunidade de contribuir para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, conforme estabelecido em nossa Constituição Federal”, afirma Magalhães.

Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e depois pelo Senado.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Natalia Doederlein

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Mario Agra / Câmara dos Deputados

Related Posts

Podas de árvores serão permitidas de maio a julho em Missal

Respeite o cronograma de recolhas de galhos e lembre-se de que podas drásticas são proibi

Poda de árvores em Missal: veja regras e prazos entre maio e julho

Nos últimos anos, a administração de Missal definiu que o período de poda de árvores no município ocorrerá entre os meses de maio a julho, sem necessidade de requerimento prévio…

Leia Mais!
Dia do Desafio 2025 é lançada em Marechal Cândido Rondon

Evento está marcado para o dia 28 de maio

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizado n

Dia do Desafio 2025 será celebrado em Marechal Rondon no dia 28 de maio

Na manhã desta quarta-feira (14), foi realizado no Sesc Marechal o lançamento oficial do Dia do Desafio 2025, campanha mundial que incentiva a prática de esportes e atividades físicas. O…

Leia Mais!
Santa Terezinha de Itaipu realiza blitz educativa do Maio Amarelo 

Na tarde desta quarta-feira (14), o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Te

3 ações do Maio Amarelo em Santa Terezinha de Itaipu chamam atenção para segurança no trânsito

3 ações do Maio Amarelo em Santa Terezinha de Itaipu chamam atenção para segurança no trânsito Na tarde desta quarta-feira (14), o Departamento Municipal de Trânsito de Santa Terezinha de…

Leia Mais!
Viaduto

5 razões para instalar semáforo urgente no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu

5 razões para instalar semáforo urgente no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu O problema da falta de semáforo no viaduto da BR-277 em Santa Terezinha de Itaipu…

Leia Mais!
Paraná lança programa inédito no Brasil para idosos conquistarem o sonho da casa própria

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos

Casa Fácil Terceira Idade: 80 mil de subsídio para idosos O programa Casa Fácil Terceira Idade, lançado nesta terça-feira (13) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, vai conceder subsídios de…

Leia Mais!