🌍 Inscrições Abertas para o Selo Clima Paraná 2024: Reconhecendo Boas Práticas Ambientais! 🌿✨

Com nova categoria voltada a municípios, Estado abre inscrição para o Selo Clima 2024


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), abriu nesta sexta-feira (14) as inscrições para a edição 2024 do Selo Clima Paraná, condecoração que reconhece empresas e entidades que atuam alinhadas com a preservação dos recursos naturais. A cerimônia de premiação está prevista para ocorrer em dezembro.

A novidade deste ano é a inclusão da categoria Selo Clima Paraná-Cidades, voltada exclusivamente para os municípios que se destacam na promoção de iniciativas sustentáveis com base em um conjunto de práticas voltadas para a preservação do meio ambiente, responsabilidade com a sociedade e transparência (ESG).

O Selo, lançado em 2015, é uma forma de reconhecer e valorizar as boas práticas das organizações paranaenses, sejam elas públicas ou privadas, que decidem voluntariamente medir, divulgar e reduzir a pegada de carbono com fins de combater as mudanças climáticas.

Em 2023, 132 organizações distribuídas em 78 municípios do Estado foram contempladas, entre indústrias, agroindústrias, cooperativas e até um microempreendedor Individual. “O Selo Clima é uma iniciativa que trabalha com a redução dos gases do efeito estufa e, neste ano, os municípios também vão poder reconhecer seus inventários e ações de governança corporativa”, destacou o diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto.

“Esperamos ter uma adesão cada vez maior tanto da iniciativa privada quanto dos municípios e do Poder Público para demonstrar que o Paraná tem um compromisso com a mitigação das mudanças climáticas”, acrescentou.

Para o eixo ambiental, entre as ações que as ações levadas em consideração para o recebimento da certificação estão, por exemplo, a utilização de fontes renováveis de energia e medidas compensatórias para a redução de gases de efeito estufa; implementação de programa de bolsa de estudos e contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade, no eixo social; e implantar programas internos para o desenvolvimento de novas tecnologias e de compliance, para o eixo de governança.

A nota recebida é composta pelas análises das ações relatadas e comprovadas. As iniciativas são avaliadas a partir do grau de complexidade e ponderadas pelo tamanho da organização, ou seja, pequeno, médio ou grande porte. A metodologia completa pode ser consultada no site da Sedest. As organizações são contempladas com as categorias A, B, C e D, conforme a nota obtida.

COMO SE INSCREVER – Os interessados podem se inscrever neste link. O prazo vai até 14 de agosto.

A participação é voluntária e gratuita e inclui organizações privadas ou públicas que tenham interesse em ter suas ações de sustentabilidade verificadas e reconhecidas. As organizações privadas participantes devem escolher para concorrência entre as duas modalidades: Mercado Interno e Mercado Externo.

Ao final, os participantes serão categorizados conforme a pontuação obtida por meio das boas práticas submetidas para avaliação, conforme previsto no Termo de Referência. Os selecionados passam a contar com um certificado fornecido pela Comissão de Certificação do Selo Clima Paraná, com validade de 12 meses.

Já para a modalidade Selo Clima Paraná-Cidades, as inscrições são realizadas por meio do preenchimento de questionários dedicados à certificação, que buscam identificar ações, projetos e programas realizados nos municípios considerando quatro eixos: gestão pública, saúde, meio ambiente e gestão de resíduos sólidos.

Os questionários são encaminhados às prefeituras conforme solicitação para adesão, que pode ser realizada pelo e-mail: [email protected]. Em caso de dúvidas, é preciso entrar em contato pelos telefones: (41) 3304-7787, (41) 2117-1423, (41) 2117-1429.

Após a conclusão do processo, as prefeituras participantes irão receber o certificado de participação na Edição do Selo Clima Paraná-Cidades, fornecido pela Comissão de Certificação do Selo Clima Paraná, com validade de 12 meses.

Mais informações podem ser acessadas diretamente no site oficial.

Com informações da AEN – Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Related Posts

Festa da Linha Ajuricaba acontece no dia 25 de maio

A tradicional Festa da Ponta de Peito Desossada e Recheada promete atrair um grande público na Li

Festa da Ponta de Peito Desossada e Recheada em Marechal Cândido Rondon

  A tradicional Festa da Ponta de Peito Desossada e Recheada promete atrair um grande público na Linha Ajuricaba, em Marechal Cândido Rondon. O evento acontecerá no dia 25 de…

Leia Mais!
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA ACONTECE EM ENTRE RIOS DO OESTE
 
No dia 22 de maio nas dependências do Clube Atlético de Entre Rio

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa No dia 22 de maio, nas dependências do Clube Atlético de Entre Rios do Oeste, ocorrerá a II Conferência Municipal dos Direitos…

Leia Mais!
Medianeira se mobiliza para a Campanha “18 de Maio” com arte, inclusão e conscientização

 Neste mês de maio, Medianeira se une à campanha nacional “

Medianeira se une à campanha “18 de maio – Faça Bonito”

Medianeira se une à campanha “18 de maio – Faça Bonito” Neste mês de maio, Medianeira se une à campanha nacional “18 de maio – Faça Bonito”, em alusão ao…

Leia Mais!
Santa Helena dá início à Semana do Lago com ações de preservação ambiental

Teve início nesta segunda-feira (12) a Semana do Lago, evento promovido se

Semana do Lago inicia com ações ambientais em Santa Helena

Semana do Lago inicia com ações ambientais em Santa Helena A Semana do Lago teve início nesta segunda-feira, 12 de maio de 2025, em Santa Helena, com uma programação voltada…

Leia Mais!
Fartal

45ª Fartal será realizada no CTG Charrua entre 7 e 9 de junho

45ª Fartal será realizada no CTG Charrua entre 7 e 9 de junho A 45ª Fartal será realizada no CTG Charrua em Foz do Iguaçu entre os dias 7 e…

Leia Mais!
115 Municípios do Paraná Correm Risco de Perder Recursos do Fundeb em 2026 – Santa Terezinha de Itaipu Incluída

115 Municípios do Paraná Correm Risco de Perder Recursos do Fundeb em 2026 – Santa Terezinha de Itaipu Incluída

Um alerta crucial foi dado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR): 115 municípios paranaenses, incluindo Santa Terezinha de Itaipu, podem perder a complementação da União ao Fundo…

Leia Mais!