🚨 Fim dos Benefícios Penais para Réu Primário: Conheça o Projeto de Lei 961/24! ⚖️

Deputado Zucco fala ao microfone. Ele é um homem claro, com cabelo curto e escuro. Veste um terno azul-marinho e segura um papel

O Projeto de Lei 961/24 altera o Código Penal para acabar com os benefícios penais assegurados ao réu primário – aquele que comete crime pela primeira vez. A proposta está sendo analisada pela Câmara dos Deputados.

O texto elimina a possibilidade de converter ou diminuir a pena do réu primário em crimes como tráfico de pessoas, furto, sonegação de contribuição previdenciária, estelionato e receptação.

Atualmente, o Código Penal prevê que o réu primário que pratica esses crimes pode ser beneficiado com redução da pena, conversão da prisão em pena alternativa (pagamento de multa ou prestação de serviços à comunidade) e, em alguns casos, suspensão do cumprimento da pena.

Autor do projeto, o deputado Zucco (PL-RS) argumenta que a Lei de Execução Penal já prevê a possibilidade de transferir o preso para regimes menos rigorosos ao longo do cumprimento de pena, considerando ainda outras circunstâncias como bom comportamento e o fato de o réu ser primário.

“Se já existe, de forma genérica, esse benefício penal para o condenado, não faz sentido que ele recaia novamente sobre uma pena com a finalidade de atenuá-la, por meio de conversão ou redução em razão de ser o réu primário”, diz o autor.

“A concessão, de forma dupla, de um mesmo benefício penal que não se justifica”, acrescenta Zucco. Segundo ele, essa situação pode acarretar distorções no sistema penal e acarretar impunidade.

Próximos passos
O projeto será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e depois pelo Plenário. Para virar lei, a proposta também precisa ser analisada pelo Senado.

Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein

Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

Related Posts

Pagamento do IPTU 2025 tem até 13 de junho para ser realizado com 20% de desconto, não perca essa oportunidade!!!
#mundonovo

IPTU 2025 Mundo Novo: 20% de desconto até 13 de junho

IPTU 2025 Mundo Novo: 20% de desconto até 13 de junho Moradores de Mundo Novo têm até o dia 13 de junho para realizar o pagamento do IPTU 2025 com…

Leia Mais!
Hoje, a Prefeitura de Santa Terezinha de Itaipu recebeu prefeitos e importantes lideranças regionais para discutir iniciativas que garantam o acesso d

Consórcio regional Itaipu Binacional é tema de reunião em Santa Terezinha de Itaipu

Consórcio regional Itaipu Binacional é tema de reunião em Santa Terezinha de Itaipu Consórcio regional Itaipu Binacional foi o tema central de uma importante reunião realizada nesta segunda-feira (26) em…

Leia Mais!
TERRAPLANAGEM PARA CMEI NO PORTÃO OCOÍ

Na última segunda-feira, 26 de maio, o vice-prefeito Chenho de Missal esteve acompanhando o serviço de Terrapl

CMEI no Distrito do Portão Ocoí: obra começa com terraplanagem

CMEI no Distrito do Portão Ocoí: obra começa com terraplanagem O CMEI no Distrito do Portão Ocoí começou a se tornar realidade nesta segunda-feira, 26 de maio. O vice-prefeito de…

Leia Mais!
1º Campeonato de Tiro – Steel Challenge "Desafio do Aço" chega à Guaíra com apoio do Município

Em junho Guaíra terá pela primeira vez a realização de

1º Campeonato de Tiro Steel Challenge chega a Guaíra em 21 de junho

1º Campeonato de Tiro Steel Challenge chega a Guaíra em 21 de junho O 1º Campeonato de Tiro – Steel Challenge “Desafio do Aço” será realizado em Guaíra no próximo…

Leia Mais!
Alerta - Frio Intenso no Paraná (28/05 a 01/06)

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil alerta para a chegada de uma intensa massa de ar

Alerta: Massa de ar polar traz frio intenso ao Paraná a partir de 28/05

Alerta: Massa de ar polar traz frio intenso ao Paraná a partir de 28/05 A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Paraná emitiu um alerta importante para todos…

Leia Mais!
Reunião discute a criação de uma nova associação de artesãs

Representantes de um grupo de artesãs de Marechal Cândido Rondon estiveram na prefeitura,

Nova associação de artesãs pode ser criada em Marechal Rondon

Nova associação de artesãs pode ser criada em Marechal Rondon Reunião discute a criação de uma nova associação de artesãs no município de Marechal Cândido Rondon. O encontro aconteceu na…

Leia Mais!