}

Suculentas e plantas sem pragas e saudáveis com água oxigenada

34 579


Transcrição do vídeo

Já foi comprovado cientificamente que a água oxigenada ajuda as suas plantas a ficarem mais saudáveis e mais lindas

Assine a nossa newsletter

Olá pessoas, meu nome é Samuel Gonçalves, sou biólogo, professor de biologia, mestre e doutor em botânica.

Nós que cultivamos e amamos as plantas sempre queremos encontrar algo milagroso que vai resolver vários problemas das nossas queridas filhotes, não é mesmo?

Só que a ciência já descobriu e comprovou uma coisa impressionante: que a água oxigenada pode ser usada para resolver uma série de problemas que temos com nossas verdinhas, e olha que impressionante, antes de contar para vocês como preparar a solução para usar nas nossas plantas.

Vou contar para vocês quais são esses benefícios descobertos pela ciência, vem comigo.

Olha só que lista fantástica de benefícios da utilização da água oxigenada

* Ela evita a podridão de raízes, especialmente das nossas queridas suculentas.

* Ela mata os fungos das folhas e olha que fantástico: ela protege as plantas contra os estresses abióticos como por exemplo o estresse salino, caso a planta esteja por exemplo no solo um pouco mais com sais minerais.

* Protege a planta contra o estresse térmico e excesso de temperatura, por exemplo: lugares muito quentes.

* Protege as plantas contra a falta de água, olha que impressionante: é uma proteção contra o estresse hídrico. Olha que legal e que impressionante gente: ela gera novas raízes em mudas de plantas.

Vejam só que fantástica essa ideia: qualquer estaca de planta, qualquer plantinha que você estiver fazendo uma muda você pode utilizar a água oxigenada para estimular a formação de novas raízes.

O mais legal disso tudo é que foi confirmado pela ciência, tem mais uma coisa que esqueci de contar para vocês: ela também estimula a terminação de semente,s olha que curioso, caso você esteja germinando a semente de alguma planta pode pré tratá-las com água oxigenada que elas vão germinar mais rápido, elas vão ser protegidas contra fungos e as plantinhas jovens vão crescer muito mais rápido e muito mais saudáveis e também protegidas contra o estresse.

Então agora vamos lá dentro aprender a fazer essa solução com água oxigenada, vem comigo.

Então vamos aprender que é só fazer a solução de água oxigenada para gente usar nas nossas queridas plantas. Do que a gente vai precisar aqui é um borrifador que comporte um litro de água, pode ser água de torneira ou água filtrada, não faz diferença. O frasco pode ser o frasco de 1 litro ou frasco de 100ml mas o que interessa é que tem que ser água oxigenada 10 volumes, o que significa o que ela está na concentração de três por cento, isso é fundamental pessoal, uma colher de medida, pode ser a colher de sopa tradicional que você usa na sua cozinha ou um medidor que tem escrito uma colher de sopa.

Então vamos lá: vamos colocar já no recipiente do borrifador um litro de água, basicamente é isso mesmo, e além de esse litro de água agora a gente vai para a água oxigenada, quanto de água oxigenada em um litro de água? Prestem atenção na concentração tá? Quatro colheres de sopa em um litro de água, é simples assim, então a gente vai abrir a nossa água oxigenada e vamos colocar quatro colheres de sopa.

Vou dar uma outra dica: você pode fazer também se você preferir da seguinte maneira, como a gente usou em 1 litro, quatro colheres de sopa, você pode também fazer a mistura de meio litro e duas colheres de sopa, também funciona numa boa.

E agora Samuel, que que eu faço com essa solução? Colocou dentro do borrifador, agita e simplesmente agora vamos fazer aquela pressão nele.

Se esta folha, por exemplo, estivesse com fungo, que não é o caso graças a Deus, aqui na minha coleção esse antúrio magnífico não está com fungos, mas esse essa água oxigenada a gente simplesmente borrifaria nas folhas dessa planta e aí a gente está matando esse fungo.

Precisamos repetir isso uma vez na semana, até exterminar os fungos dessa folha, outra dica que eu disse lá para vocês, essa água oxigenada também mata fungos do solo, caso a sua planta esteja em processo de podridão e também não é o caso dessa minha planta, basta borrifar então a água oxigenada nesse solo e você vai matar os fungos que são organismos anaeróbicos, ou seja, eles não sobrevivem com grande quantidade de oxigênio, e olha que legal: é isso que a água oxigenada faz quando entra em contato com o solo: ela acaba se decompondo em água e oxigênio. É a mesma coisa o que acontece quando a gente coloca água oxigenada no substrato de uma planta, esse substrato ao receber a água oxigenada vai liberar o oxigênio da água oxigenada, vai decompor essa água, esse oxigênio que estiver em excesso no substrato é o responsável por matar fungos anaeróbicos e bactérias que acabam matando as nossas plantas, apodrecendo as raízes das nossas plantas, não é impressionante?

Agora, olha que genial gente, essas plantas acabaram de chegar aqui e nós acabamos de replantá-las ou seja, passaram por um certo estresse hídrico, que eu posso fazer? Eu posso borrifar a planta inteira incluindo o substrato, isso vai favorecer a previsão de novas raízes aumentando a saúde dessas plantas.

Então, basicamente quando sua planta estiver por exemplo com fungos nas folhas você pode e deve borrifar essas folhas uma vez na semana para que esses fungos sejam eliminados, faça isso preferencialmente no finalzinho da tarde, para essas plantas, especialmente as nossas queridas, do que obviamente isso não funciona apenas para suculentas e araçás você pode usar a água oxigenada para matar fungos das folhas e matar fungos que geram em todas as nossas plantas, realmente essa substância é fantástica, basta que você utilize na concentração que eu acabei de ensinar e lembrando: quatro colheres de sopa em um litro de água ou então duas colheres de sopa em meio litro de água e borrife as suas plantas somente quando elas estiverem com problemas, que vai resolver e elas vão ficar super lindas e novamente saudáveis.

Fonte: Canal do Youtube de UM BOTÂNICO NO APARTAMENTO

você pode gostar também
  1. UM BOTÂNICO NO APARTAMENTO Diz

    Os fungos que causam podridão que são anaeróbicos. Você já usava água oxigenada? Me conte pra que você usa em suas plantas? Grande abraço!

    Pode usar em samambaias, orquídeas, horta, todas as plantas, desde que estejam com problemas.

    Aplicando ao final da tarde, sua planta de sol pode tomar sol normalmente no dia seguinte.

    NÃO PODE SER A CREMOSA!!!

    De fato eu já tinha usado um pouco do frasco pequeno. Um pequeno dá pra um litro sim. Grande abraço!

  2. Pastora Angela Bertoldo Diz

    Amei, maravilhoso!!!,👏👏👏

  3. Júlia Carneiro Diz

    Olá, Boa tarde!
    Primeiramente quero dizer q amo seus vídeos! Mt obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente 🙂
    Essa solução de H2O + água oxigenada 3% pode ser guardada se sobrar? Tem prazo de validade?

  4. Renato Lopes Diz

    minha esposa comprou emulsão ao invés de agua oxigenada. coloquei 500ml de agua e duas colheres de emulsão. Isso pode fazer mau as plantas?

  5. Silvana Souza Diz

    Maravilha

  6. Marcia Maria Diz

    Obrigada adorei a diva eu amo suculentas mais elas são frágeis sempre perco minhas lindinhas 😘👏👏👏👏👏🏵️🏵️🏵️🏵️🏵️🌼🌼🌼🌹🌹🌹

  7. Vanessa Martins Gonçalves Diz

    Serve para matar os nematoídes?
    Eles quase acabaram com umas espadas de São Jorge que tenho.
    E para as baratas cascudinhas que ficam na terra? Vc sugere alguma coisa???

  8. Míriam Barbosa Diz

    Samuel seu canal me ajuda bastante. Muito obrigada!

  9. Ednagg Garcia Diz

    Posso usar na horta

  10. Ednagg Garcia Diz

    Posso usar nas ortalicas

  11. Taty Fonseca Diz

    Testando hoje em umas replantadas e um aeonium haworthii com um pouco de fungo por baixo das folhas

  12. Ana Ruiz Diz

    Posso passar nas orquideas??

  13. Oi gosto muito de ver os vídeos é as gordinhas das suculentas.Eu queria tira umas dúvidas água oxigenada fator 10 é o mesmo q nos mulheres usa nos cabelos? é também aplicar quando a terra da suculenta estiver seca?

  14. Glaucia Nascimento bittancourt Diz

    Rapaz adoro seu astral suas explicações amo seus vídeos parabéns abraço -SP

  15. Rose Dezeniski Diz

    Moço vc caiu do céu! Vou por em prática amanhã mesmo, estas tuas dicas tão preciosas. Amei e vc acabou de adquirir, mais uma seguidora.

  16. Maria Escolástica Diz

    Gostei

  17. Maria Escolástica Diz

    Muito bom eu cmprei

  18. renata galvao Diz

    ???

  19. renata galvao Diz

    Pq fui compra e cremosa volume 10

  20. renata galvao Diz

    Posso usar a água oxigenada cremosa

  21. Deyse Diniz Diz

    Pode ser água oxigenada cremosa?

  22. Marya Flor Diz

    Adorei mais esta dica…
    Obrigada Samuel!

  23. Maria Alves Diz

    Que maravilha obrigado gostei muito

  24. Ana Cacia Paim Diz

    Parabéns professor!!! Deus te abençoe sempre!!!

  25. Rosangela Machado Diz

    Pode passar essa solução com a flor no sol

  26. Rosangela Machado Diz

    Essa solução mata aqueles mosquitinho que fica no solo

  27. Cantinho das Plantas Diz

    Oi gente, tudo bem com vcs?
    Vai ter um sorteio de sementes de Rosa do Deserto  em meu canal do YouTube, vamos participar!!! Vcs tem até dia 17/07 às 12:00 horas para participar e eu farei uma live ao vivo para sortear. Lembrando que o prêmio será enviado com o frete grátis! Vcs não podem ficar de fora desse sorteio, é bem fácil, basta seguir as regrinhas do vídeo. Boa sorte a todos!
    https://youtu.be/3NcvYBi5Oq4
    Me desculpem comentar aqui, mas acho que no YouTube tem lugar para todos. Se alguém puder participar, ficarei imensamente agradecida.

  28. Jael Dalila Diz

    Ganhou mais uma escrita👍

  29. Stefany Bento Diz

    Eu tô usando a mistura de detergente para matar os fungos posso usar essa mistura também? Percebi que minhas plantas estão com muito fungos o substrato por cima tá todo branco já perdir uma mini roseira e uma cyclame e a outra roseira tá morrendo também alguma dica ?

  30. Edna Rodrigues Diz

    Amei essa dica,vou usar

  31. Marina Oliva Diz

    Samuel….amo este canal. Obrigado pelo excelência de Conteúdo e conhecimento compartilhado. A água oxigenada é melhor que o Álcool isopropílico que vc já indicou para combater cochonilha??

  32. Raphael de Lima Gonçalves Diz

    Olá adoro os seus vídeos muito fique eu aprendo eu aplico na minha coleção de rosas do deserto, tenho uma imensa dúvida sobre a água oxigenada, posso usar ela sendo aquela cremosa ? Posso também usar ela sendo volume 40 no caso 12% ?

  33. Manuela Amorim Fajardo Diz

    Amo seus videos

  34. Nivia Andrea Boa Morte Sant'Anna Diz

    Me ajudem acabei de usar da água cremosa nas minhas plantas. Agora que vi que não pode.😭

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: