Proteção para a família: 3 pontos para prestar atenção durante a quarentena!

0 11

Que depois de ter um filho as mulheres passam a prestar mais atenção em detalhes do dia a dia, não há dúvidas. Além disso, o sono fica mais leve e as necessidades dos filhos são colocadas em primeiro lugar.

Ao mesmo tempo, o trabalho e tarefas da casa não param de aumentar. Mas com tanta energia dedicada às crianças e a rotina corrida, alguns pontos da segurança doméstica, que representam riscos para todos, podem acabar sendo deixados de lado.

Por isso, hoje vamos lembrar de 3 pontos que muitas pessoas esquecem mas que se observados podem proteger toda a família. E também, você vai entender de que forma a comunicação de todos estes riscos deve ser feita para as crianças.

Assine a nossa newsletter

1. Fios desencapados nos equipamentos domésticos

Carregador de celular, geladeira, televisão e diversos outros equipamentos com fios desencapados podem causar riscos graves na sua casa. E muitas vezes, por estarem escondidos, estes fios não são nem percebidos pelas pessoas.

Dessa forma, além de ser um grande risco para as crianças, na verdade este problema acaba gerando maior chance de choques elétricos para toda a família.

Para resolver isso, é possível substituir os fios antigos por novos, comprar equipamentos mais modernos e com maior segurança, ou até mesmo contratar serviços de conserto e ajuste desses fios.

2. Botijão de gás com vazamento

O segundo ponto essencial é prestar atenção a vazamentos no botijão de gás. Essa questão vai depender bastante do local onde o gás está instalado, que pode ser dentro ou fora de casa. Se o gás de cozinha ficar dentro da casa, você deve mantê-lo sempre bem fechado quando não estiver em uso.

Já para as casas ou apartamentos que têm o gás no lado externo, ainda existem chances de vazamento em canos e mangueiras que fazem a conexão dos botijões ou cilindros de gás até o fogão.

Por isso, mantenha válvulas fechadas, e faça a verificação de vazamentos periodicamente. Com isso você estará preservando a segurança da sua família ainda mais.

3. Chão molhado e escorregadio

Você já parou para pensar o que faz shoppings e empresas colocarem placas com avisos de “chão escorregadio” quando a limpeza dos ambientes está em andamento?

Esta medida de segurança é utilizada porque os riscos de alguém escorregar no chão e se machucar ao cair são grandes. É claro que você não precisa comprar uma placa como esta para colocar na casa sempre que for limpar o chão, mas é importante estar atenta a esse perigo.

Por isso, quando você perceber que o chão está molhado, é importante secá-lo para evitar acidentes. E também orientar as crianças para que não fiquem correndo ou passando pelo lugar que está com o chão molhado.

Como alertar as crianças sobre os riscos domésticos?

Muito mais do que assustar ou proibir as crianças, é preciso ensinar sobre os riscos e dar o exemplo. Para isso, busque um diálogo aberto com a criança, e sempre adapte o que você vai falar conforme a idade. Dessa forma você consegue ensinar e conscientizar seus filhos sobre estes riscos.

E acima de qualquer coisa, dê sempre o exemplo. Afinal, as crianças imitam os adultos o tempo todo. Se for um costume na sua casa o cuidado com o botijão de gás, por exemplo, as crianças vão crescer com esse hábito também. O mesmo se aplica para outras questões como cuidados com o fogo, tomadas e outros tipos de quedas.

Por fim, é importante lembrar que todos os adultos que convivem com as crianças deve ter comportamentos similares. De nada adianta a mãe conversar, orientar e cuidar da segurança da família, e outras pessoas não agirem da mesma forma.

Mas com conversa e exemplo você conseguirá manter a segurança das crianças no dia a dia, por mais corrido que ele seja.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More

%d blogueiros gostam disto: