A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou projeto que altera o Código de Processo Civil para impedir a penhora de bens indispensáveis às pessoas com deficiência, como o veículo próprio usado como meio de transporte por exemplo.
Segundo a proposta, além do veículo, a impenhorabilidade se aplica também a equipamento e outros bens essenciais para assegurar a dignidade da pessoa com deficiência, inclusive quando registrado em nome do representante legal ou de membro da sua entidade familiar.
O relator, deputado Márcio Jerry (PCdoB-MA), apresentou um novo texto em substituição ao Projeto de Lei 3987/23, do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), e a outros dois apensados. Segundo ele, os projetos convergem na necessidade de proteger a mobilidade, a independência e a dignidade das pessoas com deficiência.
Márcio Jerry argumenta que as propostas protegem o patrimônio das pessoas com deficiência, mas restringem essa proteção àqueles bens efetivamente indispensáveis. “Evitando a utilização abusiva da impenhorabilidade em desfavor de credores de boa-fé.”
Próximos passos
O projeto tramita em caráter conclusivo e será ainda analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta também precisa ser analisada pelo Senado.
Reportagem – Murilo Souza
Edição – Natalia Doederlein
Com informações da Agência Câmara Notícias – Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
A Região Norte será chuvosa nesta segunda-feira (12), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia…
Santo do dia 12 de maio – São Pancrácio | Blog do Lago No dia…
O Sudeste terá nevoeiro e chuvas nesta segunda-feira (12), segundo dados do Instituto Nacional…
O Departamento Municipal de Trânsito (DEMUTRAN) de Santa Terezinha de Itaipu está atendendo em…
Centro-Oeste terá poucas nuvens e chuva nesta segunda (12) A Região Centro-Oeste terá tempo variado…
Evangelho de João 10:1-10 — 7 Lições sobre Jesus, o Bom Pastor No vídeo de…